Estratégias Semióticas da Publicidade - Capítulo "A Análise Sígnica das Mercadorias" (LÚCIA SANTAELLA e WINFIRED NÖTH) / A Retórica - Capítulo "O Que É A Retórica?" (MICHEL MEYER)

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfired. A análise sígnica das mercadorias. In: SANTAELLA, Lúcia & NÖTH, Winfired. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010. Pp. 39-50 (p.277-292)

A analogia de Saussure entre a linguística e a economia política é de que ambas as ciências estão preocupadas com um sistema de equivalência entre coisas de ordens diferentes: numa, umtrabalho e um salário; noutra, um significado e um significante.
Para Bühler, a troca de mercadorias é uma contraparte da circulação de signos. Já Henri Lefebvre, procurando interpretar a naturezasígnica das mercadorias, tomando como referência o modelo saussuriano do signo linguístico, descreveu “o mundo das mercadorias como constitutivo de um sistema de signos, uma linguagem, um campo semiótico”.Rossi-Landi descreveu o mercado como um sistema semiótico de equivalências e diferenças: a mercadoria é um significante não-verbal de uma mensagem cujo único significado encontra-se no seu valor detroca. Baudrillard restringiu o termo mercadoria a objetos econômicos na medida em que são considerados do ponto de vista de seu valor de troca.


MEYER, Michel. O que é a retórica? In: MEYER, M.A retórica. São Paulo: Ática, 2007. Pp. 19-33 (p. 277-292)

A retórica, ao longo da história, tem tido diferentes abordagens quanto a sua definição, mas em qualquer uma delas, o discurso e acomunicação tem um papel importante.
Para Platão, a retórica é a manipulação do orador por parte do auditório (páthos). Na definição de Quintiliano, a retórica “é a arte de bem falar” (éthos). Epara Aristóteles, a retórica é a exposição de argumentos do orador, que visam convencer o auditório (lógos). Então pode-se dizer que esse processo de comunicação se sustenta em um tripé, formado pelopáthos, éthos e logos.
Num conceito atual, a retórica é definida como a negociação da diferença entre os indivíduos sobre uma questão dada.
A grande diferença entre a argumentação deve-se ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento conceitual do capitulo 1 semiótica aplicada
  • retórica na publicidade
  • Retórica na publicidade
  • Capítulo 2
  • Resenha do livro “imagem: cognição, semiótica, mídia”, de lucia santaella e winfried nöth
  • fichamento: O que é Semiótica
  • Análise Retórica
  • Resumo: o que é semiótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!