Estratégias políticas de eduardo campos (psb) para as eleições de 2014 – na óptica de maquiável

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Faculdade de Humanidades e Direito (FAHUD)
Curso de Ciências Sociais (Licenciatura EAD)








UMA REFLEXÃO CRITICA SOBRE AS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS DE EDUARDO CAMPOS (PSB) PARA AS ELEIÇÕES DE 2014 – NA ÓPTICA DE MAQUIÁVEL









José Lima RA: 207326
Polo Campinas









CAMPINAS
16 de Abril de 2013

As eleiçõespresidenciais em 2014 já têm movimentado os bastidores na política nacional. Uma das figuras proeminentes que faz parte da base governista é o Governador do Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

Esse ano de 2013, o governo que até então se manifestou totalmente favorável a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff, agora começa mudar o discurso dizendo que: “O povo não está “sorrindo” com o governoDilma”, sua critica mais contundente foi verbalizar que o governo federal é incapaz de alavancar a economia sem disparar a inflação. Segundo o presidente nacional do PSB: “o povo brasileiro não estaria sorrindo com as medidas econômicas de Dilma Rousseff[1]”. Essa mudança de Eduardo Campos, mesmo fazendo parte da base aliada do governo mostra uma estratégia clara de ser tornar conhecidonacionalmente.

Eduardo campos percorreu prudentemente imitando e apoiando o governo que até aqui podemos dizer que foi bom em relação aos demais, e tirou o máximo proveito da aliança com o governo, mas agora, utiliza de estratégias política que segundo Maquiavel 2009, p.39: "deve fazer como os arqueiros hábeis que, considerando muito distante o ponto que desejam atingir e sabendo até onde vai acapacidade de seu arco, fazem mira bem mais alto que o local visado, não para alcançar com sua flecha tanta altura, mas para poder com o auxílio de tão elevada mira atingir o seu alvo".

Maquiavel mostra que embora o alvo esteja distante, um bom arqueiro deve mirar, apontar para o alto. Ele tem pretensões de com sua popularidade nas próximas eleições, atingir o alvo, numa possível sucessãopresidencial. Sua mira está muito além, e essa estratégia tem como alvo tornar-se conhecido pelos eleitores do País.

Eduardo Campos já começou a gravar propaganda do Partido que serão exibidas no horário nacional, embora a pronuncia não permita a propaganda eleitoral é perceptível no seu tom de voz uma mensagem subliminar das suas pretensões: “Temos um país que nos estimula pelas conquistase vitórias que ajudamos a construir, mas dentro dele tem um país que nos pede para fazer muito mais (...), é possível fazer mais, planejando, com a participação do povo, usando modernas ferramentas de gestão, dando um passo adiante[2]”.

Eduardo Campos utiliza-se de uma estratégia convencional a circunstância em que estão vivendo o país e o governo: sendo assim, por um lado Ele precisamostrar força, mas por ser ainda aliado do governo é preciso ter astúcia. Maquiavel usa analogia de dois animas: A raposa e o Leão, e mostra que o leão tem força, mas é ineficiente na defesa de laços, enquanto a raposa é astuta para não cair em laços, mas é indefesa quanto aos lobos. (p.81).

Eduardo Campos usa a força do “Leão” quando se pronuncia fazendo uma critica implícita ao dizer queo povo “não está sorrindo para o governo Dilma”, contudo, se utiliza de astucia da raposa para não cair em laços de “lobos” que estão fora da capacidade de defesa do “leão”. Eduardo campos está agindo de acordo com as circunstancias, com as características da raposa para conhecer os “laços” e como “leão” para “atemorizar os lobos”. A coragem do líder do PSB em fazer critica ao governo écaracterística da coragem do “Leão”, ao mesmo tempo, o fato de estar quebrando a aliança é uma astúcia da “Raposa”.

Na análise de Maquiavel (2009, p.81), “aqueles que agem apenas como o leão, não conhecem a sua arte. Logo, um senhor prudente não pode nem deve guardar sua palavra, quando isso seja prejudicial aos seus interesses e quando desapareceram as causas que o levaram a empenhá-la”. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eleições 2014 psb
  • reforma politica, eleições 2014
  • Eleições 2014
  • Eleições 2014
  • eduardo campos
  • Eleições 2014
  • Eleicoes 2014
  • Eleições 2014

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!