ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2014
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA








LINHA DE PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS.










INTRODUÇÃO
O ensino experimental nas escolas teve como origem o trabalho experimental que era desenvolvido nas universidades e teve como objetivo o estímulo àformação de novos cientistas (GALIAZZI, 2001). Atualmente, as aulas práticas de laboratório vêm sendo utilizadas (ainda que de forma tímida) como complemento para ajudar na compreensão das aulas teóricas e para gerar nos alunos um entendimento mais abrangente dos conteúdos.
As atividades práticas que não se limitam a ter um formato roteiro de instruções, com o qual os alunos chegam a uma respostaesperada, podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes no processo de formação do pensamento científico e auxiliar na fuga do modelo tradicional de ensino, em que o aluno é um mero expectador e não participa no processo de construção do seu conhecimento.
O estudo das plantas foi realizado por milhares de anos, mas assim como todas as áreas científicas, somente se tornoudiversificado e especializado durante o século XX. Até o final do século XIX , a Botânica era um ramo da medicina estudado principalmente por médicos e farmacêuticos que utilizavam as plantas com propósitos médicos e terapêuticos e se interessavam em determinar as similaridades e diferenças entre plantas e animais (RAVEN; EVERT; EICHHORN, 2007).
De acordo com Raven, Evert e Eichhorn (2007), a parteda biologia que lida com as plantas e, por tradição, com os procariontes e as algas é chamada Botânica ou Biologia Vegetal. Entender a importância do estudo das plantas é fundamental para o a planificação de aulas atrativas e dinâmicas que sejam importantes para mudar o olhar do aluno para este mundo tão próximo e ignorado dos vegetais.
Tendo como base essa grande importância dasplantas para a vida como um todo, o professor pode a partir da riqueza de espécies no próprio entorno da escola, dar início à observação e estudo dos vegetais. Precisamos compreender que independente de equipamentos e laboratórios, a Botânica está presente em todos os lugares havendo assim a possibilidade de haver um "laboratório a céu aberto".
A preparação das aulas com técnicas requer doprofessor tempo, criatividade e disposição para programá-las.


Para enfrentar esses desafios, o ensino de biologia deveria se pautar pela alfabetização científica. Esse conceito implica três dimensões: a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão sobre o impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e asociedade (BRASIL, 2006).
Dessa maneira, destaca-se que as aulas práticas no ensino de biologia têm as funções de despertar e manter o interesse dos alunos e envolve-los em uma investigação científica, possibilitando uma melhor compreensão dos conteúdos propostos.JUSTIFICATIVA
O estudo das plantas é considerado complexo demais, pois apresenta nomes complicados, de difícil pronuncia, ocorrendo a total falta de interesse dos alunos e também dos professores em estimular a aprendizagem com aulas práticas.
Como consequência, os conteúdos de botânica, muitas vezes, são abordados dentro de uma perspectiva tradicional deensino, de forma totalmente desvinculada da realidade dos estudantes, o que impossibilita a conexão do conteúdo escolar à dinâmica da natureza.
Nota-se, entretanto, que a abordagem atual do currículo de botânica no ensino médio carece de contribuições históricas. O que se vê, na prática, é uma tendência a simples memorização de nomes científicos, citações de “botânicos famosos” e um emaranhado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância das aulas práticas no ensino de Biologia
  • A importância das aulas práticas de biologia no ensino médio
  • Importância do ensino de biologia utilizando aulas práticas
  • A importância da aula pratica no ensino de ciências
  • Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio
  • “A Exsicata como uma estratégia para o ensino de Botânica”
  • Pratica de ensino,praticas pedagógicas
  • Congressos Importancia Da Abordagem Pratica No Ensino De Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!