Estratégias para implantação de um sistema de qualidade em indústria de laticínios

Páginas: 30 (7449 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE QUALIDADE EM INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS1

Getúlio Costa Machado2
José Benício Paes Chaves3

RESUMO

Foram feitas considerações sobre a importância, necessidade e diretrizes paraimplantação do Sistema de Controle e Gestão da Qualidade Total pela Indústria Laticinista brasileira, adequando o sistema no sentido de atender às exigências das normas da série NB/ISO 9000.

Palavras-chave: Sistema da qualidade, Controle de qualidade, Qualidade em Laticínios NB/ ISSO 9000.

INTRODUÇÃO

Qualidade de produto ou serviço é definida como: grau de excelência, adequação ao uso,atendimento às necessidades estabelecidas pelo cliente, atendimento às especificações, atendimento a uma necessidade específica, conjunto de características que atende as aspirações ou desejos do consumidor (8, 11, 14, 16, 24, 33).Outro conceito de qualidade para alimentos que tem se consolidado ao longo do tempo é aquele que a considera como o “o conjunto de características que diferenciam as unidadesindividuais de um produto e que tem importância na determinação do grau de aceitabilidade daquela unidade pelo comprador/consumidor” ( 21).
O sistema da qualidade é uma forma de gerenciar recursos (humanos e materiais).Uma organização competitiva procura obter qualidade não só em produtos e serviços específicos, mas em tudo que é feito.Isto influencia a opnião, não só de seus clientes imediatos ouusuários finais, mas afeta a sua reputação na comunidade, em todos os seus aspectos, numa base comparativa, como as melhores alternativas (16).
A prática tem demonstrado que a adoção, pelas empresas, de um sistema de controle e gestão da qualidade, a aprimora e incrementa a sua produtividade pela ausência ou redução de retrabalhos e desperdícios e obtenção de melhores índices de produtividade.A qualidade sistemica implica no uso de uma abordagem disciplinada e estruturada de atividades de melhorias contínuas, projeto a projeto, numa base que englobe toda a empresa. Seu objetivo é estabelecer sistemas e procedimentos por toda a organização, que permitam a identificação, monitoramento e a eventual eliminação das deficiências relacionadas ao produto. A grande vantagem do sistema é suacaracterística preventiva, ao contrário dos métodos anteriores , que procuravam evitar que um produto ou serviço fosse entregue aos clientes com desvios nas especificações. Caso ocorra algum desvio, este será utilizado como base para reduzir ou anular a probabilidade de sua reincidência (8, 9).
O desenvolvimento tecnológico do setor laticinista atual e a exigência cada dia maior de obtenção demelhor qualidade nos produtos lácteos impõem às indústrias um maior controle de qualidade em todos aspectos tecnológicos, dando-se cada vez mais importância aos controles dos processos. A forma de atender a essas exigências é a implantação de sistema da qualidade que privilegie a prevenção em lugar da correção, que possibilite atitude proativa ao invés reativa.
___________
1 - Parte dadissertação do primiro autor, apresentada ao Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
2 - Engenheiro de Alimentos, M.S., Fundação UNITINS.
3 - Professor Titular do DTA/UFV, orientador.

CONTROLE DE QUALIDADE E A ISO SÉRIE 9000

Os sistemas normativos orientam para certificação da qualidade dos produtos como um meio para facilitar ocomércio, proporcionando as referências necessárias para alcançar acordos mútuos. As normas representam elementos referenciais requeridos, tanto por fornecedores de bens e serviços quanto por clientes.
Em um esforço para padronização internacional do sistema de controle, a ISO (International Standardization Organization) emitiu, em 1987, as Normas ISO Série 9000, posteriormente adotada pela ABNT...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégias para implantação de um sistema de qualidade em indústria de laticínios1
  • Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade em uma Indústria Farmacêutica
  • Controle de Qualidade em Indústria de Laticínios
  • ATPS Implantação do Sistema da Qualidade
  • Apts implantação de sistemas de qualidade
  • Um conceito na implantação de sistemas da qualidade
  • Implantação de sistema de gestão de qualidade
  • Implantação do sistema da Qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!