Estratégias para aprendizagem e motivação.

Páginas: 4 (800 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Estratégias para aprendizagem e motivação.

O objetivo principal do ensino é preparar os alunos para aprenderem para toda a vida. Os professores tomam decisões que influenciam essa motivação quelevam o aluno a aprender. As tarefas que o professores estabelecem afetam essa motivação. Ligadas com seus com seus interesses e curiosidade, os motivam para a aprendizagem. Elas podem ter valor derealização, intrínseco ou de utilidade.
Valor de realização é a importância para o aluno de ser bem sucedido. Valor intrínseco é a satisfação que o aluno extrai da tarefa. E o valor da utilidade é determinada por quanto a tarefa contribui para atingir objetivos de curto e longo prazo. São necessárias quatro condições básicas para ajudar os alunos a ganhar confiança, valoriza a aprendizagem emanter-se envolvidos. Tudo começa na sala de aula, tem que ser em primeiro lugar organizada e livre de interrupções. Segundo, o professor deve ser paciente, apoiador, que nunca desconcerta os alunos comseus erros, pois erros são oportunidades para aprender. Terceiro, o trabalho deve ser desafiador, porem razoável e as tarefas devem ser autenticas. Tendo essas quatro condições, deve-se ter o propósitode ter sucesso na tarefa, e saber o que é preciso pára alcançá-lo. Os alunos têm que acreditar em sua capacidade, fazendo-o com entusiasmo. Tem que mostrar o valor da tarefa para sua aprendizagem, nãosomente para ganharem nota.
O trabalho deve ser começado no nível do aluno e avançado passo a passo. O ultimo deve ser vigoroso, porem não tão rápido, pois o aluno tem que entender o primeiro antesde passar para o próximo. Quando a tarefa valer nota, passar para os alunos que todos tem chance de alcançar uma boa nota, mesmo aqueles que possam ter alguma dificuldade basta se esforçarem. Osobjetivos devem ser claros e específicos e possíveis de serem alcançados.
Quando forem de longo prazo, ajudar os alunos a terem sensação de progresso, mostrando o que estão fazendo de certo e mostrando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A motivação da aprendizagem
  • Motivação e aprendizagem
  • motivação e aprendizagem
  • Motivação e aprendizagem
  • Motivação e aprendizagem
  • As relações entre motivação e estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras no curso de extensão em línguas do dcs
  • Motivação aprendizagem
  • Motivação na Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!