estratégias de responsabilidade socioambiental nas empresas e organizações

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
sUMÁRIO
1. Resumo­­___________________________________________________5
2. Introdução_________________________________________________6
3. Desenvolvimento ___________________________________________7
4. Conclusão_________________________________________________10
5. Referências________________________________________________11

1. RESUMO

Abordarei nesse trabalho a irresponsabilidadede muitas empresas em relação à responsabilidade social, procurarei relacionar o desenvolvimento sustentável com a inclusão social, que são dois pontos fundamentais para as empresas e organizações se incluir nesse processo de não preconceito para com os portadores de deficiência que, são muito julgados pela sua capacidade, pois não para muitos não conseguem realizar as funções imposta a eles em seulocal de trabalho.
Falarei também da conservação do meio ambiente que tem tudo haver com o desenvolvimento sustentável das empresas.

Palavra-Chave: Preconceito, Cidadania, Ecologia, Respeito.



2. INTRODUÇÃO

Há anos ouvimos falar da preservação do meio ambiente, os anos passaram e a mesma pergunta ronda a cabeça de todos, será se eu estou contribuindo para a preservação da natureza?Talvez sim, talvez não, mais o que posso responder com plena certeza é que o índice de desmatamento só veio a aumentar nos últimos anos.
Hoje sabemos que empresas e organizações estão lutando por essa causa, que antes não era respeitada pelas mesmas. Essas empresas estabeleceram um papel de introduzir no meio de trabalha propostas de inclusão e desenvolvimento sustentável.
Entendemos que não éfácil mudar de um dia para o outro, hábitos que praticávamos com frequências, mais implantando projetos educacionais nas empresas ajudaria a preservar o ambiente em que vivemos. A empresa não de um modo geral mais a maioria se conscientizou e estão mudando a forma de vida de seus trabalhadores.

3. DESENVOLVIMENTO


Atualmente muitas empresas entraram em um processo de empresa sustentável, quesignifica se desenvolver sem causar impactos no meio ambiente.
Algumas, entretanto ainda não aderiram a esse processo que cresce a cada dia que passa.
No mundo há milhões de empresas, bilhões de trabalhadores salariados que lutam pelo pão de cada dia, e entre eles sem sombras de dúvidas existe algum portador com deficiência, seja ela física intelectual ou sensorial.
Quando éramos criançasaprendemos que trabalhador tinha que ter duas pernas, dois braços, e que não teria nenhum tipo de problema. Hoje sabemos que não é bem assim, essas pessoas tem tanta capacidade como qualquer outra que não tenha deficiência, e sabendo disso as empresas estão investindo mais e mais nesse processo de inclusão de portadores de deficiências especiais.
Em 1990 uma lei foi implantada afirmando que empresascom mais de 100 funcionários teriam que está entre eles portadores de deficiência. Essa foi uma forma que o governo encontrou para acabar com o preconceito que existe até hoje contra essas pessoas.

Atualmente mas de 1.000 organizações estão sendo consideradas empresas sustentáveis, esse processo durou anos para se concretizar. Entretanto muitas ainda estão entrando ou estão em andamento nesseprocesso.
A sociedade precisa estarem ciente dos acontecimentos que giram em torno das mesmas, pois somos nós que construímos o mundo.

“Multiplicar informações e conhecimentos não será suficiente enquanto as práticas profissionais e as políticas públicas continuarem alheias a considerações éticas, de justiça e de equidade. Todas as pesquisas, bibliotecas e bancos de dados, enquanto nãoresultem em novas práticas de gestão e mudanças comportamentais, não resolverão os intricados problemas de nossa sociedade no limiar do terceiro milênio”. (RATTNER, 2000, p. 362)

Essa transformação de modos e ética tem que acontecer agora, pois não cabe mas na sociedade o preconceito. O mundo está tão globalizado que esse tipo de discriminação tem que acabar.

A inclusão social vem abrindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade socioambiental nas organizações
  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS
  • Responsabilidade sócioambiental nas empresas
  • A importância da responsabilidade socioambiental para as empresas
  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS ATUAIS
  • Responsabilidade socioambiental: seria esta, uma realidade ou estratégia empresarial.
  • Responsabilidade socioeconômicas de empresas e estratégia
  • Gestão Socioambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!