Estratégias de remuneração - motivação

Páginas: 6 (1411 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Estr

1 – A motivação vem de dentro da pessoa ou é resultado de uma situação? Explique.

A motivação, se trata do resultado com a interação do indivíduo com a situação, sendo assim, indivíduos diferentes ou a mesma pessoa podem se sentir motivados ou desmotivados dependendo da situação. Um exemplo básico sobre a diferença de motivação entre o mesmo indivíduo, é quando a mesma acha difícilescrever sobre um tema técnico e sente-se desmotivada com ele, em contrapartida, quando escreve sobre romances consegue sentir-se motivada o suficiente para fazê-lo em pouco tempo. Em síntese, a motivação de uma pessoa, será responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços da mesma para o alcance de determinadas metas.

2 – Quais as implicações das teorias de X e Y para aspráticas de motivação?

Como já sabemos, Douglas McGregor propôs duas premissas, uma considerada negativa, a teoria X e a outra considerada positiva, a teoria Y. As implicações dessas teorias, podem ser explicadas através da hierarquia das necessidades, de Maslow, que em ordem de menor para maior importância são: fisiológica, segurança, social, estima e auto-realização, sendo assim, a implicação seriade que a teoria X parte da premissa de que as necessidade de nível mais baixo dominam os indivíduos, já a teoria Y, de que as necessidades de nível mais alto são as dominantes. Mc Gregor acreditava que as premissas da teoria Y eram mais válidas que as da teoria X, porém, não existem evidencias de que essas premissas sejam válidas.

3 – Compare a hierarquia das necessidades de Maslow, com ateoria ERG, de Alderfer, e a teoria de dois fatores, de Herzberg.

Hierarquia das necessidades de Maslow X Teoria ERG – Segundo Maslow, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades, sendo elas, em ordem de nível crescente de importância: fisiológica, segurança, social, estima e auto-realização. Essa teoria, era baseada nas necessidades de existência, já a teoriade ERG, parte da premissa de que há três grupos de necessidades essenciais: existência, relacionamento e crescimento.
Hierarquia das necessidades de Maslow X Teoria de dois fatores – A teoria de dois fatores, surge com a crença de que a relação de uma pessoa com seu trabalho é básica, e de que essa atitude pode determinar o seu sucesso ou fracasso. Ela relata sobre fatores que podem causarsatisfação ou insatisfação do indivíduo. Herzberg, trás como fatores higiênicos aqueles que Maslow classifica como fisiológicos e segurança, e como fatores motivacionais, os que a hierarquia das necessidades apontam como sociais, estima e auto-realização.



4 – Descreva três necessidades destacadas por McClelland. Como elas se correlacionam como comportamento dos trabalhadores?

As trêsnecessidades destacadas por McClelland tem enfoques em: realização, poder e associação. A necessidade de realização, se trata do desejo de fazer algo melhor ou de modo mais eficiente do que já foi feito no passado, ou seja, buscam a excelência. Essas pessoas buscam realização pessoal, gostam de lutar pelo sucesso. Sendo assim, esses trabalhadores preferem trabalhos com bastante responsabilidade, feedbacke um grau médio de riscos, geralmente são indivíduos bem sucedidos em atividades empreendedoras, porém eles estão mais interessados em se sair melhor sob o ponto de vista pessoal, e não em convencer outros a melhorar o desempenho. A necessidade de poder, é o desejo de impactar, de ter influência e de controlar as outras pessoas. É a necessidade de fazer com que os outros se comportem de um modoque não fariam naturalmente. Já a necessidade de associação, é o desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis. As necessidades de poder e associação estão ligadas ao sucesso gerencial dos trabalhadores, diz-se que os melhores executivos tem alta necessidade de poder e baixa necessidade de associação.

5 – Qual o papel da auto-eficácia na fixação de objetivos?

A auto-eficácia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Remuneração Estratégia
  • Estrategias de Remuneração
  • Estratégias de remuneração e plano de carreiras,
  • A Remuneração por Competências como uma Estratégia organizacional
  • Estratégia de remuneração LUPATECH
  • Estratégias para aprendizagem e motivação.
  • Custo de pessoal e as estratégias de remuneração em uma empresa
  • A motivação como estratégia de gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!