Estratégias de internacionalização

Páginas: 9 (2250 palavras) Publicado: 26 de março de 2011
O mundo em que hoje vivemos é diferente; os interesses que movem as pessoas, são diferenciados, sobretudo quando se trata de sociedades mais desenvolvidas, por isso as empresas necessitam construir estratégias futuras mais bem pensadas.
Vivemos agora numa nova economia, em que a rapidez das comunicações, as noções de tempo, ou mesmo de desenvolvimento se modificam a cada instante e com elas semodifica as organizações.
Ninguém poderá escapar às novas transformações, que passa muito pela internacionalização e por uma nova economia. Esta nova economia é global; favorece coisas intangíveis – ideias, informação ou relacionamentos e é intensamente interligada.
No plano externo, têm sido eliminadas barreiras ao comércio, bem como removidos obstáculos ao movimento de capitais, por gruposde países, como é o caso da União Europeia (UE). A própria circulação internacional de trabalhadores, embora encontre numerosos entraves, aumentou claramente. Apesar de estarmos bem longe de um mundo de livre circulação, é certo que a paisagem da economia mundial tem mudado significativamente.
Esta nova ordem económica mundial, caracterizada pela globalização das economias e internacionalizaçãodos mercados, criou, nas empresas portuguesas, a necessidade de definição de novas estratégias que as tornem mais competitivas. Uma das estratégias será a procura de novos espaços de actuação onde as condições existentes lhes ofereçam oportunidades de diversificação em mercados emergentes.
Ora é sobre esta nova realidade que iremos desenvolver este nosso trabalho. Para isso, será necessárioentender este “ novo “ mercado, que se apresenta cada vez mais amplo, ou se quisermos cada vez mais global.
O objectivo primordial do trabalho é decifrar o tema estratégias de internacionalização e demonstrar toda a envolvente relacionada com este tema; para tal dividimos o trabalho em dez capítulos para se tornar mais claro e esclarecedor.
Citações de estratégias de internacionalização:“Entendemos a internacionalização como o processo por meio do qual a empresa deixa de operar nos limites do mercado nacional de origem e passa a explorar mercados estrangeiros. Na definição, em função da palavra processo, a tendência é entender internacionalização como um fenómeno evolutivo, compondo-se de etapas sequenciais determinadas que a empresa deve seguir.” (Johanson e Vahlne, 1977).“Tem-se presente que não existe “the one best way”, a estratégia única que possa ser adoptada por toda e qualquer empresa e seja garantia de sucesso. Mas, acredita-se que as estratégias construídas numa lógica de consistência interna baseada no conhecimento dos recursos e das oportunidades de uma determinada empresa, acabam por se enquadrar num padrão de actuação dentro da diversidade das hipóteses deestratégia de sucesso” (Montgomery e Porter, 1991).

“… Nenhuma empresa nacional está, de todo, livre da influência de forças envolventes estrangeiras ou internacionais, porque existe sempre a possibilidade da concorrência de importações ou de concorrentes estrangeiros que estabelecem operações no seu próprio mercado.” (Ball (1996,p.16))

“ No futuro haverá dois tipos de gestores – os rápidose os mortos “ David Vice, presidente da “ Northern Telecom”
2.1- Globalização & Estratégias de internacionalização:
Hoje em dia, é corrente no mundo empresarial, quando se fala de internacionalização, a utilização de termos como globalização, aldeia global, ou mercado global. Mas afinal, do que estamos a falar?
É sabido, que com o desaparecimento das barreiras alfandegárias, com a crescenteintegração de mercados e sobretudo com o grande poder da comunicação, todos nos sentimos mais perto uns dos outros, a concorrência é cada vez maior, as empresas que nem pensávamos poderem existir aparecem nos nossos mercados, praticando muitas vezes preços que julgávamos impossíveis e apresentando produtos com tecnologias desenvolvidas, ou de surpreendentes inovações.
Estes são alguns dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategia de internacionalização
  • Estratégia Internacionalização
  • Estratégias de internacionalização
  • estratégias da internacionalização
  • Estratégia de internacionalização
  • Estratégias de Internacionalização
  • Estrategias de diversificação, internacionalização e reestruturação
  • Estratégias de internacionalização da EMBRAER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!