Estratégias de Internacionalização

Páginas: 90 (22344 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014




ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO:
CHOCOLATES GAROTO, GERDAU E NATURA













Belo Horizonte
2013










ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO:
CHOCOLATES GAROTO, GERDAU E NATURA
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Pós- Graduação Lato Sensu da Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para aprovação na disciplina Estratégia Executiva.
Profa.Msc. Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro.




Belo Horizonte
2013
RESUMO
ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO:
CHOCOLATES GAROTO, GERDAU E NATURA
Empresas brasileiras passaram a considerar o mercado global como um negócio lucrativo desde 1970; porém desde 1960 o governo brasileiro tem adotado estratégias para incentivar as exportações. São vários os motivos que levam uma empresa a optarpela internacionalização: a evolução da capacidade de expansão, pode ser uma estratégia para obter maior vantagem competitiva no mercado interno nacional; a internacionalização como busca de competitividade tecnológica e incorporação de tecnologias novas para conquista de novos mercados; exposição internacional; consequência da capacidade de agregar parceiros; investimentos ou transferência detecnologias; entre outros. Motivos para entrar no mercado global não faltam, já que a internacionalização pode vir como mais uma das estratégias da empresa para se proteger e crescer; porém ao mesmo tempo em que a empresa ganha em competitividade, ela precisa se preparar para atuar no contexto global, cada dia mais disputado onde a exposição não está mais restrita ao contexto local, mas diante de ummercado global que demanda, interpreta e julga de uma forma diferente e talvez não totalmente compreendida. Para exemplificação, foram estudadas as empresas: Chocolates Garoto S/A, empresa genuinamente brasileira, de destaque no seu setor, atuante no mercado internacional não apenas exportando, sediando subsidiária comercial no mercado externo; Gerdau S/A, empresa brasileira de metalurgia esiderurgia considerada de alto grau de internacionalização; e Natura Cosméticos S/A, empresa também essencialmente brasileira, que desfruta de posição de liderança no mercado de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Palavras-chaves: internacionalização, estratégia, Garoto, Gerdau, Natura.
SUMÁRIO
Páginas



1 INTRODUÇÃO
A sociedade do século XXI usa diversos produtos importados. Sãoinfinidades de produtos eletrônicos made in China, Taiwan, Malaysia, lanchonetes de refeições rápidas americanas, carros e produtos de alta tecnologia japoneses, roupas italianas, entre outras mercadorias que estão arraigados no estilo de vida de praticamente todo o Mundo. Toda essa interação mundial depende de certas estratégias empresariais que determinarão, entre outras coisas, quais os mercadosserão agraciados com seus produtos e serviços.
A internacionalização é o processo de obtenção de parte ou totalidade do faturamento a partir de operações internacionais, seja por meio de exportação, licenciamento, alianças estratégicas, aquisição de empresas em outros países ou construção de subsidiárias próprias.  
Os motivos que levam uma empresa a investir na internacionalização de suasoperações são muitos, e variam desde aqueles mais estratégicos, tais como o aproveitamento de novas oportunidades, aquisição de novos conhecimentos e conquista de novos mercados, até os mais reativos, como o atendimento a um importante cliente que expandiu suas operações para o exterior ou o acompanhamento de empresas multinacionais, onde quer que elas estabeleçam suas plantas industriais.
Schewe(1982) classifica como formas principais de internacionalização, a exportação, o licenciamento, os empreendimentos conjuntos e a fabricação no exterior, no entanto, segundo Kotler (1995), a última alternativa representa o maior nível de envolvimento no mercado estrangeiro, destacando a importância destas outras estratégias de penetração no mercado.
Portanto, faz-se necessário analisar os fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategia de internacionalização
  • Estratégia Internacionalização
  • Estratégias de internacionalização
  • estratégias da internacionalização
  • Estratégia de internacionalização
  • Estrategias de diversificação, internacionalização e reestruturação
  • Estratégias de internacionalização da EMBRAER
  • A ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA NATURA: ANÁLISE PELA ÓPTICA DA VANTAGEM COMPETITIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!