Estratégias competitivas

Páginas: 37 (9043 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CAPÍTULO 1 - A ANÁLISE ESTRUTURAL DE INDÚSTRIAS

A estratégia competitiva de uma empresa é relacionada com o meio externo, como forças sociais, econômicas, mas o aspecto principal é a indústria ou as indústrias em que ela compete. A concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes.

A meta da estratégia competitivapara uma unidade empresarial em uma indústria é encontrar uma posição dentro dela em que a companhia possa melhor se defender contra estas forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. O conjunto das forças pode estar em todos os concorrentes, para o desenvolvimento de uma estratégia é necessário pesquisar e analisar as fontes de cada força. 

1.1 - Determinantes Estruturais da Intensidadeda Concorrência

Em empresas fabricantes de produtos que são substitutos bastante aproximados entre si, existe um alto grau de controvérsias com relação à definição apropriada, que gira em torno do grau de proximidade, produto, processo e limites geográficos de mercado.
- Todas as cinco forças competitivas em conjunto determinam a intensidade da concorrência da indústria.
- O ponto de partidapara uma análise estratégica, deve ser os pontos positivos e negativos da mesma quando estas forem lidar com a indústria.

1.2 - Ameaça de Entrada

Novas empresas que entram para um setor trazem nova capacidade, desejo de ganhar parcela de mercado e recursos substanciais. A ameaça de entrada em uma indústria depende das barreiras de entrada, em conjunto com a reação que o novo concorrentepode esperar da partes dos concorrentes existentes. Se as barreiras são altas, o recém-chegado pode esperar retaliação acirrada dos concorrentes na defensiva, a ameaça de entrada é pequena.

1.3 - Barreiras de Entrada

1. Economias de Escala – preço diminui à medida que o volume aumenta. A empresa que está entrando é forçada a entrar produzindo em larga escala (forte reação da concorr.) ou entrarjá com uma desvantagem de custos

2. Diferenciação do Produto – as empresas estabelecidas possuem uma marca forte, e um sentimento de lealdade por parte dos consumidores. A empresa entrante é forçada a efetuar despesas pesadas para superar tais vínculos, o que geralmente acarreta em grande prejuízos iniciais.

3. Necessidade de Capital – Necessidade de investir muito dinheiro para podercompetir.

4. Custos de Mudança – Custos de mudar de um fornecedor para outro. Ex: treinamento de funcionários, custo de um novo equipamento auxiliar.

5. Acesso aos Canais de Distribuição – Necessidade por parte da novata em garantir a distribuição dos seus produtos, já que as opções mais obvias já são utilizadas pelas empresas estabelecidas. Ela também precisa convencer o atacadista a cederespaço em sua prateleira, prometendo a ambos promoções e coisas do tipo, o que já reduz o lucro.

6. Desvantagens de Custo Independentes de Escala – Vantagens de custos impossíveis de serem igualadas pela entrante. Ex: Facilidade de conseguir matérias primas.

7. Política Governamental – Governo empacando a entrada por meio de licenças de funcionamento e limites ao acesso de matérias primas. Ex:Varejo de bebidas.

1.4 - Preço de Entrada Dissuasivo

Se o nível corrente de preço é mais alto do que o preço de entrada dissuasivo, as empresas que pretendem entrar farão previsões de lucros acima da média, e a entrada ocorrerá.

1.5 - Propriedades das Barreiras de Entrada

Algumas empresas podem dispor de recursos ou competência que lhes permitam superar a barreira de entrada em umaindústria a um custo mais baixo do que para a maioria das outras.

1.6 - Experiência e Escala como Barreiras de Entrada

A empresa diversificada ou que opere em grande escala pode dividir os custos fixos de operação de suas instalações eficientes entre um grande número de unidades, enquanto a empresa menor, mesmo quando tem instalações tecnologicamente eficientes, não conseguirá utilizá-las...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrategia competitiva
  • Estratégias Competitivas
  • Estratégia competitiva
  • Estratégia Competitiva
  • Estratégia competitiva
  • Estrategias competitivas
  • Estratégia competitiva
  • Estratégias Competitivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!