Estratégia e desenvolvimento de novo produto

Páginas: 11 (2617 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Departamento de Ciências Agrárias
Curso de Engenharia de Alimentos

Estratégia de desenvolvimento de novo produto


TAUBATÉ
2012

1. Estratégia de desenvolvimento de novo produto

As empresas comerciais estão cada vez mais reconhecendo que a chave para sua sobrevivência e crescimento reside no desenvolvimento contínuo de produtos novos e aprimorados.
Ainovação tem sido uma grande preocupação nas organizações. Nos últimos anos, observa-se uma competição acirrada, um desafio de sobrevivência, que vem forçando as organizações a inovarem os seus produtos e serviços e, com a ajuda do planejamento estratégico, atingir os seus objetivos assegurando os negócios no futuro, trazendo para a organização benefícios e vantagens de mercado.
Novos produtosenglobam modificações importantes em produtos existentes, similares dos produtos dos concorrentes e aquisições de linhas de produtos, todas as quais envolvem a incorporação de algo “novo” no composto de produto. Os novos produtos constituem a força vital de uma determinada empresa e têm a função de mantê-la em um ritmo de crescimento, mas com uma série de grandes riscos financeiros.

2. O Dilemado desenvolvimento do novo produto

Nas condições modernas de concorrência, está ficando cada vez mais arriscado não se inovar. Consumidores e clientes querem e esperam uma corrente de produtos novos e aprimorados e a concorrência fará o possível para preencher esses desejos.
O desenvolvimento bem sucedido de novo produto está cada vez mais difícil de ser conseguido. Há várias razões paraisso.
* Escassez de inovações: Embora existam muitos novos produtos sem expressão surgindo, a nação precisa de grandes inovações para evitar a estagnação econômica.
* Mercados segmentados: Um novo produto é projetado para conquistar uma grande parcela de um pequeno segmento de mercado, em vez do mercado de massa.
* Crescentes exigências sociais e governamentais: As exigênciasgovernamentais reduziram o ritmo de inovação e complicaram consideravelmente os projetos de produtos e as decisões de propaganda em indústrias.
* Alto custo do desenvolvimento de novos produtos: Aproximadamente 58 novas ideias precisam ser geradas, para que se encontre uma boa ideia, esta deve ter um preço num nível suficiente para cobrir todo o dinheiro perdido pela empresa em pesquisar as demaisideias que fracassaram.
* Alto índice de fracassos: Altos percentuais da maioria de novos produtos e serviços desencorajam os fabricantes de consumo que não conseguem atingir o alvo.
* Redução do período de sucesso: Os concorrentes são rápidos em imitar os novos produtos de sucesso, estes ficando fadados a apenas uma curta “vida feliz”. Há a necessidade de arranjos organizacionais eficazes(Gerentes de produtos, gerentes, comitê, departamento e equipe de desenvolvimento de novos produtos) e técnicas aprimoradas.

3. Estágio do desenvolvimento de novos produtos

O processo de desenvolvimento de um novo produto consiste em um planejamento consistente e que se resume em sete etapas bem definidas, a saber:
* Geração de ideias;
* Seleção de ideias;
* Desenvolvimento eteste do conceito;
* Análise do comercial;
* Desenvolvimento do produto;
* Teste de marketing;
* Comercialização.

3.1. Geração de ideias

A geração de ideia requer procedimentos que ajudarão a empresa a desenvolver uma grande e interessante combinação de ideias possíveis de produtos. Uma grande quantidade de ideias deve ser gerada, a fim de que se encontrem algumas boas;e quanto maior o número de ideias geradas, tanto melhor deverão ser as melhores entre elas.
Entre as fontes importantes de ideias para novos produtos estão as fontes externas, os clientes, os concorrentes, os distribuidores e os fornecedores. Usando fontes externas, a empresa pode descobrir novas ideias por meio de pesquisa e desenvolvimento formais. Conta, também, com a inteligência de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida dos produtos
  • DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO
  • Gestão e desenvolvimento do produto- novo produto
  • Desenvolvimento de um novo produto
  • Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos
  • Desenvolvimento de novos produtos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!