Estratégia para startups

Páginas: 13 (3176 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014


ESTRATÉGIA PARA STARTUPS, UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ENTRE 2000 E 2014

RESUMO
O presente estudo propõe uma análise Bibliométrica na área de estratégia para startups através de publicações produzidas, com foco na promoção de insumos literários para àqueles que visam dissertar sobre o assunto. Como principais variáveis restritivas para o estudo foram considerados: intervalo de tempo,entre os anos de 2000 e 2014, restrições de idioma, sendo consideradas produções acadêmicas nos idiomas: português, inglês e espanhol, restrições terminológicas, considerando buscas através das cláusulas “estratégia” e “startups”, ambas em traduções literais para o idioma inglês conforme exigências das ferramentas utilizadas como bases de conhecimento no processo de busca e análise, além derestrição de publicação a artigos acadêmicos.

ABSTRACT
This study proposes a Bibliometric analysis in the area of ​​strategy for startups through publications produced, focusing on promotion of literary inputs for those who seek to speak on the subject. As main restrictive for the study variables were considered: time interval between the years 2000 and 2014, language restrictions, consideringacademic productions in languages​​: Portuguese, English and Spanish, terminological constraints, considering search through the clauses "strategy" and "startups", both in literal for the English language pursuant to the requirements of the tools used as knowledge bases in the search and analysis process translations, besides restricting publication to scholarly articles.
Palavras-chave: Estratégiapara startups, estratégia, startup.


1. INTRODUÇÃO
É grande a importância da inovação para o desenvolvimento econômico e para a competitividade das empresas (PORTER, 1999; SCHUMPETER, 1984). Embora não exista uma regra clara do impacto da inovação na economia e na competitividade, muitas são as pesquisas que desenvolvem o tema, buscando desde o impacto da inovação na competitividade (BRITO,BRITO, & MORGANTI,2005; MOTOHASHI, 1998), até o estudo da história da inovação e de indústrias que sequer existiam antes da introdução de uma determinada inovação (UTTERBACK,1994; FREEMAN, 1982; KIM & MAUBORGNE, 2005).
Schumpeter (1984) defende que a inovação é necessária ao funcionamento do sistema econômico capitalista. É tamanha a importância que ele atribui à inovação que, em sua visão, a suaestagnação nas empresas resultaria no colapso do sistema capitalista.
Dentro da evolução das empresas no papel de inovação, surgiram em meados dos anos noventa as startups, empresas novas, até mesmo embrionárias ou ainda em fase de constituição, que contam com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras (GUERRA, 2012).
As startups possuem umespírito empreendedor e têm como característica a busca incessante por um modelo de negócio inovador, o qual se tornará a maneira pela qual a startup gerará valor.
Boa parte dos negócios baseados em inovação, entretanto, acaba não realizando seu potencial de geração de valor. Este fracasso pode ser creditado à ineficiência produtiva, às restrições a que são submetidas e, principalmente, a umaestratégia inadequada.
Para que haja a possibilidade de pesquisas na busca de novos modelos de negócios, as startups necessitam de investimentos iniciais e de investidores que acreditem em seus projetos. Ocorre que devido ao ambiente de incertezas em que o negócio das startups é normalmente desenvolvido, é grande o grau de riscos do investimento, pelo menos até que o modelo propício seja encontrado.
Deacordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil é um dos 7 países com maior taxa de empreendedorismo entre os países analisados (BASTOS Jr., GRECO, HOROCHOVSKI, MACHADO, & SCHLEMM, 2005). Entretanto, apenas 1,8% dos novos negócios estabelecidos no Brasil possuem alta taxa de crescimento (mais de 20 postos de trabalho após 3,5 anos de vida), ou seja, perdem-se durante a execução dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Startup
  • Startup
  • Startup
  • STARTUP
  • Startups
  • O que é Startup
  • O Que é Startup
  • Startup

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!