Estratégia organizacional

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
ABORDAGEM DA ESCOLHA ESTRATÉGICA E DETERMINISMO AMBIENTAL

Perspectivas determinísticas e voluntaristas, discutidas por Dawes e citadas por Whittington:
* Sociologia da Ordem: Há subordinação ao sistema social. Forma adotada pelas organizações.
* Sociologia da Ação: Há voluntarismo, liberdade de criação e autonomia no sistema social.
Tendo uma visão diferenciada da literaturaadministrativa, Hrebiniak e Joyce argumentam que a escolha estratégica e o determinismo ambiental são variáveis independentes, onde os indivíduos e as instituições escolhem as circunstâncias para a tomada de decisão. Elas não necessariamente precisam estar associadas para gerar vários caminhos para a adaptação organizacional. Porém, essas variáveis em conjunto, dão origem a quatro modelos principais:* seleção natural com mínima escolha e adaptação;
* diferenciação com escolha e determinismo do meio em um grau elevado e adaptação com restrições;
* escolha estratégica com máxima escolha e adaptação por design;
* escolha sem diferenciação com escolha incremental e adaptação por chance.

Então, podemos representar a escolha e o determinismo em eixos de baixo para cima em quatroquadrantes.

FONTE: Hrebiniak , L.G. e Joyce W. Organizational adaptation: strategic choice and environmental determinism. Administrative Science Quarterly, Ithaca, n. 30, p.336-349, 1985.

Quadrante I: Escolha estratégica baixa e alto determinismo ambiental.
Neste quadrante encontramos empresas em concorrência perfeita. O mercado e a concorrência determinam onde a organização precisa chegarpara manter-se competitiva. O preço é determinado pelo mercado, podendo afetar ou contribuir para a demanda por produtos ou serviços desta empresa.
Também encontramos empresas em concorrência imperfeita que atuam em nichos, ou seja, empresas similares politicamente e economicamente, no qual, a intenção delas é dominar o ramo de mercado em que atuam, e preservar as vantagens competitivas.Entendemos que a ação gerencial é restrita no “quadrante I”. As empresas devem tomar ações, investindo, por exemplo, em tecnologia e outras inovações, para que tenham uma vantagem competitiva sobre as demais.

Quadrante II: Escolha estratégica alta e alto determinismo ambiental.
Neste quadrante encontramos empresas que sofrem muita turbulência para se adaptarem, provocadas por fatores externos queafetam o processo de tomada de decisão. Porem, as organizações exercem escolhas estratégicas. Podemos citar exemplo de empresas que atuam em um determinado ramo ou em diversos ramos em que há muitas regras ou legislações, restrições ou condições inalteráveis do mercado, que podem restringir resultados ou comportamento, tendo a empresa que mudar sua estratégia para manter-se competitiva nomercado.

Quadrante III: Escolha estratégica alta e baixo determinismo ambiental.
Nesse quadrante atuam as empresas mais autônomas e sistematizadas, ou seja, a empresas usam a escolha estratégica para definir seu domínio no mercado. Para estas empresas, a dependência de recursos não é um problema, quando isso ocorre elas exercem suas influencias sobre as outras empresas, pois há poucas restriçõespolíticas e abundancia de recursos. A adaptação no quadrante III é feita através do design, ou seja, através de inovações e proatividade no meio, pela facilidade de oportunidades e exploração do ambiente devido as condições favoráveis do determinismo e da escolha.

Quadrante IV: Escolha estratégica baixa e baixo determinismo ambiental.
Nesse quadrante atuam as empresas mais “brandas”, pois não sãocapazes de criar dependências ou de exercer influências, essas empresas, estão mais voltadas para explicar as ações todo o tempo ao invés de tomar alguma decisão. Essas empresas precisam desenvolver as capacidades ou competências necessárias para obter vantagem em relação às condições ambientais para escaparem das condições deste quadrante, que não estimulam a empresa ao seu desenvolvimento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia organizacional
  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • Estratégia Organizacional
  • Estrategia organizacional
  • estrategia organizacional
  • Estratégia organizacional
  • Estrategia organizacional
  • Estratégias Organizacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!