Estratégia militar ao profissional de logística

Páginas: 29 (7064 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
 
​​
DA ESTRATEGIA MILITAR AO PROFISSIONAL DE LOGISTICA






RESUMO
O assunto que será abordado neste artigo é a introdução na Logística desde a sua origem nas guerras medievais na antiga Europa, praticada como uma tática de guerra, mas sem uma definição por conceito, sua evolução na I Guerra Mundial e fator determinante no “dia D” na II Guerra Mundial. O que levou a logística a serincorporada nas empresas, chegando até o momento atual onde ela é indispensável e utilizada como gestão estratégica dentro de qualquer organização. Dentro deste contexto serão evidenciadas as táticas e logísticas das personalidades que se destacaram nos respectivos períodos das guerras, com destaque para Alexandre o Grande, da Macedônia, uma das grandes lendas da Logística, que inspirou outrosgrandes líderes como Napoleão Bonaparte e que até hoje serve de fonte de inspiração para grandes empresas.

Palavras-chave: Guerras. Líderes. Logística. Planejamento Estratégico.
Introdução
Ao decorrer da historia humana, no seu processo de evolução, o homem, em dado momento, deparou-se em conflitos com o seu próximo, devido às divergências de cultura, crenças e pensamentos. E na incapacidade deuma solução pacifica para as discordâncias, a força tornou-se o juiz que decretaria a sentença a favor daquele que prevalecesse.
As guerras se mostram inevitáveis e com elas começam a surgir algo que seria o divisor de águas, uma linha tênue no inicio, mas que seria o fator fundamental para o sucesso ou fracasso das empreitadas campais, entre nações, amparadas por ideologias, poder, etnias, entreoutros gêneros humanos. Esse “Algo” que seria privilégios de poucos, que começam utilizar-se dos conhecimentos intelectuais, aptidões, capacidade de enxergar agora com a razão e não mover-se apenas pela emoção. A logística mesmo que imperceptível já estava dando os seus primeiros passos nos campos de batalha; nos deslocamentos de tropas, suprimentos, todo material bélico; além da forma pela qual,era distribuída e mantida toda a expansão territorial conquistadas nas batalhas.
Vamos entender como grandes conquistadores como Alexandre, Napoleão e Hitler ajudaram a desenvolver as características do que hoje conhecemos como Logística que de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do francês Logistique e tem como uma de suas definições "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e darealização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos“.

Desenvolvimento
1. Alexandre O Grande (356 a.C. - 323 a.C.)
Alexandre III da Macedônia, dito o Grande ou Magno, durante toda sua infância recebeu influencia da cultura grega, pois seu professor foi o importantefilósofo grego Aristóteles. Desde pequeno apresentava uma grande vocação para governar, sendo que desde os 16 anos de idade ajudava o seu pai Felipe II nas tarefas administrativas do império Macedônico. Quando tinha 20 anos, perdeu o pai vitima de assassinato. Alexandre, a partir deste momento assume o trono e torna-se o rei do império da Macedônia.
Logo após assumir o trono, Alexandre reiniciou acampanha contra a Pérsia. Em 335 a.C. convocou a Liga de Corinto e convenceu seus membros a elegê-lo comandante numa guerra de retaliação contra a Pérsia, a exemplo do que seu pai havia feito dois anos antes. Com exceção de Esparta, todas as grandes cidades-estados gregas ficaram ao seu lado. No ano seguinte venceu os persas na Batalha de Grânico que lhe deu o controle da Ásia Menor (atual Turquia).Mais um ano depois conquistou o Tiro, e em 331 a.C. completou a conquista da Pérsia na Batalha de Gaugamela, onde derrotou definitivamente Dario III, e foi proclamado rei da Ásia e sucessor da dinastia Persa. O exercito de Alexandre dominou a região de Gaza e o Egito, nesta região aplicou uma conquista amigável e diplomática, pois os egípcios não resistiram com violência ao exército macedônico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profissionais de logística: mais estratégia, menos operacional.
  • Logística militar
  • Logistica militar
  • Logística militar
  • Logística militar
  • ESTRATÉGIAS LOGISTICAS
  • Estratégias logísticas
  • Estrategia Logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!