Estratégia empresarial

Páginas: 6 (1361 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FERNANDA HELENA DA SILVA GOMES VALÓIS DE MELO

Estratégia empresarial

Brasiléia
2009

FERNANDA HELENA DA SILVA GOMES VALÓIS DE MELO

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração de Empresas da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estratégia Empresarial.

Prof. Janaína Vanzo Berto

Brasiléia

2009

ATIVIDADE – PARTE 1

De acordo com o que temos discutido em nossas aulas, a estratégia é peça importantíssima para as empresas, isso porque, nos dias atuais, os mercados estão cada vez mais competitivos e globalizados.

Diante disto, temoscomentado também o importante papel dos gestores e, principalmente, dos empreendedores na condução das estratégias empresariais. A fim de discutirmos um pouco mais a respeito disso, proponho trabalharmos as questões a seguir:
01) Se temos afirmado que a estratégia é assim tão importante, porque parece que algumas empresas insistem em não utilizá-la? Será que elas realmente não usam a estratégia oufazem uso dela sem perceber?
Resposta:
Com certeza, as empresas que não se utilizam de estratégias fazem uso delas sem perceber, porque a estratégia não precisa ser formal ou elaborada. Basta a empresa ter um objetivo, um desejo de mudança ou inovação com o intuito de se manter ou se diferenciar no mercado globalizado e seguir um certo plano. Mesmo sendo informal, o empreendedor precisa ter avisão de que a estratégia é de suma importância para o seu negócio.

2) Uma vez que as estratégias da empresa foram elaboradas, por que dizemos que é tão importante que ela seja disseminada por toda a empresa?
Resposta:
Porque é importante que toda a empresa participe do processo de implantação de uma estratégia a fim de obter êxito e otimizar os resultados. Sabemos que o empreendedor é o franderesponsável por esta tarefa, pois como tal, é capaz de motivar a organização rumo ao sucesso.

03) Será que a empresa na qual seus colaboradores não estão envolvidos com as estratégias traçadas tem menores chances de sucesso? Porque?
Resposta:
Sim, pois uma aborgagem lógica e consistente no desenvolvimento de estratégias leva a um aumento no desempenho da empresa, e esse processo deve envolvertodos os colaboradores para que tenha maiores chances de sucesso, caso contrário, a estratégia corre o risco de não funcionar da forma prevista ou planejada, pois não há a colaboração, a união e a força necessárias.

ATIVIDADE – PARTE 2
As ações do administrador na organização causam efeitos que podem levar ao seu sucesso ou fracasso. Dentre os vários caminhos que podem levar ao sucesso, pode-sedizer que a estratégia tem grande participação.
Podemos observar isso claramente por meio da análise dos casos de sucesso publicados no site do Sebrae os quais nos mostram como simples ações podem mudar o destino de um negócio.
Confira um desses casos de sucesso, que envolve empreendedorismo e estratégia, acessando o link abaixo:http://www.casosdesucesso.sebrae.com.br/casosucesso/casosucesso_ite
m.aspx?Codigo=280#
Agora que você já leu o caso de sucesso indicado, proponho a discussão das seguintes questões:
04) Quais ações foram determinantes no caso apresentado?
Resposta:
Sua tecnologia apurada de produção e pelos processos sosfisticados de comercialização que atingem todo o mercado nacional. E também empregava mais de 40% da população.

05) Pesquise pelo menos outros doiscasos de sucesso do Sebrae ou de outra fonte e comente de que forma a estratégia foi importante.
Resposta:
1º Caso: Móveis da Amazônia: Inovação em design
A preocupação com o design nessas empresas era quase inexistente, pois faltava consciência sobre sua importância. Mas a empresa de Móveis dos Zanatta’s, buscando se destacar das demais marcenarias, devido ao aumento da concorrência nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategia empresarial
  • Estratégia empresarial
  • ESTRATEGIA EMPRESARIAL
  • Estratégias empresariais
  • Estratégia Empresarial
  • Estratégia Empresarial
  • Estratégia Empresarial
  • Estrategia Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!