Estratégia empresarial

Páginas: 22 (5316 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

CURITIBA
ABRIL/2011

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Aluna DMS – Administração
Lucimara Aparecida de Paula

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Trabalho apresentado paraAvaliação do rendimento, do curso de Administração de
Empresas, da Universidade
Castelo Branco, por solicitação
Carla Mota Dos Santos Da SilvaCURITIBA
ABRIL/2011
SUMÁRIO 1

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................2
2.OBJETIVOS..................................................................................................................3
3. JUSTIFICATIVA..........................................................................................................4
4. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO .................................................5
5. CONCLUSÃO...............................................................................................................8
6. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS..........................................................................9

INTRODUÇÃO

A atuação de uma organização ocorre em uma determinada área de abrangência, que pode ser um bairro, uma cidade, um Estado ou mesmo um país ou muitos países de um ou de vários continentes. Nessas áreas deve-se levar em conta o ambiente de negócios, que muda constantemente.
Esse ambiente envolve, sofre ainfluência e interferem em uma grande diversidade de aspectos, como clientes, fornecedores, concorrentes, tecnologia, finanças, cultura, governo, legislação, meio ambiente, comunidades, etc. Em tal cenário, com constantes oportunidades e ameaças, pequenas decisões poderão influenciar em grandes resultados.
É aqui que o empresário tem necessidade da formulação e implantação doplanejamento estratégico, com definição de objetivos, políticas e estratégias.
Aqui serão fixados, por exemplo, o foco da organização, os objetivos de curto, médio e longo prazo, a política de pessoal, de preços, comercial, de relações, de investimentos, de produtos, estratégia de competição, estratégia de crescimento, qual seu verdadeiro produto, qual a essência do negócio, e uma série de meios paraatingir os objetivos da organização.
O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente.
Porém, não é algo tão simples planejar, visto o dinamismo do mercado e suas mudanças contínuas, o que exige da organização uma preparação, capacidade de inovação e adaptaçãoconstantes.
As oportunidades são imensas em qualquer ramo de negócio, mas as empresas precisam estar preparadas.
O posicionamento estratégico de uma empresa poderá ser o grande diferencial e um passo decisivo para a liderança, seja qual for o seu porte, seu ramo de atividades, sua área de abrangência e o ambiente de negócios.
Com o posicionamento e a visão estratégica, aempresa poderá fixar o rumo das suas ações, definirem quais os seus projetos e como desenvolvê-los. O que se pretende com o planejamento estratégico na verdade não é adivinhar o futuro, mas construí-lo, evitar ao máximo as surpresas, racionalizar o processo de tomada de decisões, garantirem o sucesso da empresa em seu ambiente futuro.

O planejamento deve fazer parte do cotidiano das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategia empresarial
  • Estratégia empresarial
  • ESTRATEGIA EMPRESARIAL
  • Estratégias empresariais
  • Estratégia Empresarial
  • Estratégia Empresarial
  • Estratégia Empresarial
  • Estrategia Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!