Estratégia do oceano azul

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Quarta-feira, 13 de Março de 2013

O que é a Estratégia do Oceano Azul?

A Estratégia do Oceano Azul é um conceito apresentado num livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2005), que ensina a investir em mercados inexplorados. Esta forma de gerar os rumos da organização ajuda a empresa a escapar do modelo de concorrência atual.

As principais diferenças de postura entre quem se encontra num oceanovermelho, ou seja, em um alto grau de competitividade e quem tenta descobrir oceanos azuis são as seguintes:

a) Quem está num oceano vermelho compete nos espaços de mercado existentes; num oceano azul são criados espaços de mercado inexplorados; b) Num oceano vermelho os concorrentes devem ser vencidos; num oceano azul procura-se tornar a concorrência irrelevante por um tempo; c) No oceanovermelho aproveita-se a demanda existente; no oceano azul é necessário criar e capturar uma nova demanda; d) Para os que estão num oceano vermelho importa exceder o trade-off valor-custo; para os que trabalham um oceano azul interessa romper com o trade-off valor-custo; e) Num oceano vermelho a empresa quer alinhar todo o seu sistema de atividades com sua escolha de diferenciação ou baixo custo; numoceano azul a empresa busca a diferenciação e o baixo custo.

Mas como buscar a diferenciação com o baixo custo? Através da inovação de valor. Este princípio é uma espécie de Pedra de Roseta do conceito de oceano azul: Uma Inovação sem valor é gerar um pioneirismo e futurismo além do que o mercado deseja pagar; um valor sem inovação agrega utilidade à empresa, mas não é suficiente para que ela tenhauma vantagem competitiva no mercado. Uma inovação de valor significa dar um grande salto no sentido de agregar valor para o cliente e buscar uma queda na estrutura de custos do seu segmento de atuação. A consultoria Symnetics criou um questionário de 10 perguntas para teste e reflexão se um grupo ou empresa é um inovador de valor:

1. Impulsionamos nossa estratégia sob a perspectiva do cliente,em vez de enfrentando os concorrentes? 2. Lutamos para eliminar elementos que não criam valor para o cliente, simplificando constantemente nossas ofertas todos os dias? 3. Experimentamos novos elementos de valor para o cliente, estando empenhados em não nos tornar fornecedores de commodities? 4. Sempre trazemos novos clientes para o setor? 5. Observamos outros setores além do nosso e adaptamos aslições daí extraídas ao nosso negócio? 6. Não somos um fornecedor sofisticado nem popular, mas procuramos atrair o núcleo do mercado? 7. Projetamos continuamente produtos e serviços para os clientes não tradicionais ou para os formadores de opinião em nosso setor? 8. Temos um processo organizado de relacionamento com os clientes que nos permita compreender suas dores e frustrações em termos amplose usamos esse processo para desenvolver novos produtos e serviços? 9. Exploramos de forma sistemática meios de tornar emocionais nossos produtos e serviços funcionais? 10. Sempre procuramos identificar tendências amplas que possamos ajudar na criação de novos produtos e serviços?

Um modelo importante para que um oceano azul seja criado a partir de uma inovação de valor envolve o desenvolvimentode uma nova curva de valor para a empresa através do modelo das quatro ações: As empresas devem procurar uma nova curva de valor, criando atributos que nunca foram oferecidos pelo setor, eliminando atributos aceitos pelo setor que não geram muito valor para a empresa, elevando o padrão de determinados atributos de interesse do setor, e reduzindo abaixo do padrão do setor determinados atributos quenão são chave para o sucesso da empresa.

Para que um oceano azul seja buscado, enunciado e criado, seis princípios devem ser respeitados e seguidos:

1. Reconstrua as fronteiras do mercado: Quais das seis fronteiras de mercado (setores alternativos, grupos estratégicos dentro de sua atividade, cadeia de compradores, oferta de produtos e serviços complementares, apelos práticos e emocionais dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a estratégia do oceano azul
  • a estrategia do oceano azul fixa
  • A Estratégia do Oceano azul
  • Estrategia Oceano Azul
  • Estrategia do oceano azul
  • Estratégia do oceano azul fichamento
  • A estratégia de oceano azul
  • Estratégia do Oceano Azul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!