ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES

Páginas: 8 (1839 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014

UNISÃOLUIS EDUCACIONAL LTDA
FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇO






Resumo do capitulo 3: A Importância Estratégica das Operações em Serviços













São Luis
2014
PARTICIPANTES DA EQUIPE

ALEX PEREIRA
ANDRE
ANDREÁ VIANA NUNES
ELANNE LUSTOSA
EXPEDITO
GESSICA
GLAUBER
IVANALDO LEITE CASTRO
JACKSONGOMES DE OLIVEIRA
JACYARA AMORIM
JEFFERSON JOSÉ NERES DA SILVA
JONATHAN CRUZ VIEGAS
LUCIANE
MARCELLO CARDOS CARVALHO
MOSANIEL
NAHYARA DE JESUS DINIZ ARAUJO
PAULO SERGIO F. ABREU
RAFAEL
RANGEL MORAES PEREIRA
RONILSON SANTOS
TARCILA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA MORAES










Resumo capitulo 3: A Importância Estratégica das Operações em Serviços

ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES – CONCEITOSCom o passar de alguns por vários anos tem se notado que não mais o aumento da produtividade é o principal objetivo das organizações na área de operações de produção, vem se notando a importância desta através da inclusão dentro da engenharia da produção em importantes congressos como um dos pilares para a o atingimento dos objetivos estratégicos das organizações.
Segundo Correa, 1994,classificou três categorias principais para o interesse desse assunto:
Primeiro: é que devido a globalização houve uma crescente em tempo real uma pressão por competitividade no circuito mundial de negócios, com transposição de barreira alfandegárias protecionistas e o surgimento de novos concorrentes altamente capacitados.
Segundo: Com o recente incremento de novas tecnologias que demandam índices,informações gerenciais e softwares que eliminam horas ou até mesmo dias para uma resposta rápida ao mercado, ou seja, novas abordagens administrativas surgiram para que acompanhasse a gestão dessas informações.
Terceiro: é a ruptura dos conceitos quanto o entendimento do papel estratégico tendo como um dos pilares para o atingimento dos objetivos estratégicos da organização.
Com o advento dainovação tecnológica e pessoas capacitadas para desenvolver negociações internacionais, apoiadas pelo desenvolvimento do conhecimento nas organizações, foi oportunizado um espaço para a mudança da concepção de empresas que hoje são multinacionais. Os meios de comunicação cada vez mais sofisticados, vem dando resultado cada vez positivos e tornando as empresas de serviços cada vez mais sofisticadase competitivas, não deixando de lado que além dessa evolução tecnológica as funções estratégicas de operacionalização é um fator primordial para a competitividade.
Assim faz necessário termos algumas abordagens para esta nova realidade:
AS OPERAÇÕES COMO ARMA COMPETITIVA PODEROSA
As operações quando bem difundidas e interpretadas não mais como uma atividade obrigatória, mais sim de extremaimportância dentro do cenário competitivo como uma peça chave dentro de serviços como: o tempo em resposta de atendimento, qualidade, confiabilidade, consistência, flexibilidade ...
AS OPERAÇÕES DEVEM CONTRIBUIR COM EFICÁCIA E NÃO SO COM EFICIÊNCIA EM CUSTOS
Para melhor entendimento faremos uma diferenciação entre EFICÁCIA e EFICIÊNCIA:
Segundo Chiavenato, em seu livro, "Teoria Geral daAdministração", Volume 1, pagina 196, a eficácia é uma medida do alcance dos resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo.
Ou seja, a eficiência em custos não é a maior contribuição que as operações podem dar para a competitividade da organização. Portanto, temos o sistema de operações totalmente excelente em todos os seus critérios, temos que criar critériospara a eficácia e eficiência na prestação de serviços, objetivando os anseios e reais necessidades do cliente.
Diferenciação de Serviços
A diferenciação de serviços é algo muito difícil de se fazer, pois o mesmo é muito fácil de se copiar e não se tem como o proteger como se faz com produtos através das patentes, o mesmo só se dá através da competência de seus gestores e capacitação de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia das operações
  • estrategia de operações
  • Estratégia de Operações
  • Estratégia de operações
  • Alinhamento de Estratégia de Operações
  • Estratégias e Operações Logísticas
  • A importancia das estrategias e operaçoes em serviços
  • Estratégia de operações de serviço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!