estratégia de inovações produtos

Páginas: 22 (5432 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
VI SEMEAD ENSAIO
OPERAÇÕES E
PRODUÇÃO





ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO PARA
PRODUTOS DE CONSUMO POPULAR




Autores

Prof. Dr. Paulo Tromboni de Souza Nascimento
tromboni@usp.br
FEA/USP
Av. Prof. Luciano Gualberto 908, Sala E111. Cidade Universitária.
São Paulo, SP. Brasil
Tel. 30915837


Prof. Dr. Abraham Sin Oih Yu
abraoyu@ipt.br
FEA/USP e Instituto de PesquisasTecnológicas
Av. Prof. Luciano Gualberto 908, Sala G121. Cidade Universitária.
São Paulo, SP. Brasil
Tel. 37674749 (IPT)
ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO PARA
PRODUTOS DE CONSUMO POPULAR


RESUMO

A predominância do carro de 1000 cc nas vendas de automóveis sinaliza a importância dos mercados populares para o desenvolvimento econômico e inclusão social. Entretanto, inovar visando esses mercados nãovem comovendo as filiais de multinacionais e, tampouco, as empresas brasileiras. Essa pesquisa exploratória teve por objetivo identificar os produtos populares e as estratégias de inovação adotadas pelas empresas que procuram atender este mercado. Os dados utilizados são essencialmente secundários. O texto examina as estratégias de inovação das grandes empresas no mercado global e suas atuaçõesem mercados emergentes. Passa-se a examinar, sucessivamente, a disparidade da renda no mercado brasileiro, os produtos consumidos pela população de menor renda familiar, utilizando a Pesquisa de Orçamento Familiar de 98/99 da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e as experiências relatadas na mídia especializada de estratégias de inovação voltada ao mercado popular brasileiro.

1INTRODUÇÃO
O processo de substituição de importações trouxe para o Brasil produtos concebidos para os mercados afluentes dos países desenvolvidos. Mas é enorme a distância social que separa tais mercados do mercado brasileiro de massas. Algumas empresas, ao descobrirem este mercado de massa, partiram para desenvolver e aperfeiçoar estratégias específicas para atender esta enorme demanda. Essapesquisa exploratória teve por objetivo identificar os produtos populares e as estratégias de inovação adotadas pelas empresas que procuram atender este mercado.
A seguir trata-se da metodologia do trabalho. O texto prossegue examinando as estratégias de inovação das grandes empresas no mercado global, concentradas no atendimento aos consumidores afluentes do planeta. Vem então uma seção tratando deinovação popular. Focando o Brasil, passa-se a examinar, sucessivamente, a disparidade da renda no mercado brasileiro, os produtos consumidos pela população e as experiências relatadas na mídia especializada de estratégias de inovação voltada ao mercado popular. Segue-se então conclusões e considerações finais.

2 METODOLOGIA
Neste artigo, as fontes de dados foram basicamente secundárias.Utilizou-se a Pesquisa de Orçamento Familiar de 98/99 da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Examinando-se a POF é possível identificar as categorias de bens e serviços que compõem a cesta de consumo das famílias em cada faixa de renda, em salários mínimos. Trabalhamos essencialmente com duas faixas, a de 2 a 5 e a de 5 a 10 salários mínimos. Essas duas faixas correspondem às classes C e D deconsumo conforme a definição da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, que baseia sua classificação em amostra dos bens disponíveis nos domicílios das famílias e as divide em classes A, B, C, D e E.
Embora numericamente importante, não abordamos a classe E, correspondente às famílias que ganham até 2 salários mínimos de renda familiar. Certamente importante quando se pensa em consumopopular, pareceu aos autores que do ponto de vista de inovação, pelo menos em primeira aproximação as classes C e D oferecem maior espaço para examinar a inovação voltada ao mercado popular. Tampouco abordamos as classes A e B. Representam os grupos afluentes, embora a sub classe B1 talvez pudesse ser vista como grupo de transição.
Para uma primeira aproximação das estratégias de inovação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inovaçoes de produto
  • Estrategia de produto
  • Estrategias de produto
  • Tipos de estratégias dos produtos
  • Marketing
  • Estratégia e desenvolvimento de novo produto
  • Estratégia de marketing para divulgação de produto
  • Definição da estratégia de Produto em Marketing

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!