Estratégia de Empresas

Páginas: 13 (3136 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
 Origem, Etimologia e Conceito do Vocabulário Estratégia
“Numa alusão ao fato de que em algum ponto da história militar o comandante da ação passou a se afastar da linha de frente para poder ter uma visão de conjunto das batalhas, em vez de se envolver diretamente na ação e ter sua visão reduzida a pequeno campo” (BETHLEM, 1981:9).
O termo estratégia foi utilizadopela primeira vez há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo, afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.
A origem da palavra estratégia teve origem na Grécia Antiga, que significava inicialmente, “arte do geral” (STEINER e MINER, 1981), posteriormenteadquiriu uma conotação voltada para a guerra, denotando general, arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho (MEIRELLES, 1995). Inicialmente estratégia significava a ação de comandar e conduzir exércitos em tempos de guerra, ou seja, um esforço de guerra.
A palavra obteve diversos significados e fases, passando de um conjunto de ações e manobras militares, para uma disciplina doconhecimento Administrativo, a Administração Estratégica, dotada de conteúdo, conceitos e razões práticas, e que vem conquistando espaço tanto no âmbito acadêmico como no empresarial.
Segundo CABRAL (1998), por sua abrangência, o conceito de estratégia apresenta um paradoxo, pois exige a integração de uma série de teorias e enfoques, o que impede o completo registro de seus conceitos e abordagens.Dependendo do contexto no qual é empregada, a estratégia pode ter o significado de políticas, objetivos, táticas, metas, programas, entre outros, em uma tentativa de exprimir os conceitos necessários para defini-la (MINTZBERG e QUINN, 1991).
O conceito de estratégia vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na área da Administração, podendo significar desde um curso de ação formulado demaneira precisa, todo o posicionamento em seu ambiente, até toda a alma, a personalidade e a razão existencial de uma organização. Trata-se de um conceito de grande emprego acadêmico e empresarial, dotado de uma grande amplitude e diversificação, que em alguns aspectos é complementar e em outros divergente (MEIRELLES e GONÇALVES, 2001). Segundo FAHEY (1999), poucas palavras são objeto de tantosabusos no léxico das empresas, são tão mal definidas na literatura gerencial e estão tão expostas a diferentes significados quanto a palavra estratégia.
Qualquer que seja a definição, destacam-se algumas palavras-chave que sempre a permeiam, entre elas destacam-se: mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão objetivos, resultados, integração, adequação organizacional, palavras quemuitas vezes reduzem sua amplitude, ao serem empregadas como sinônimos dela.

















1. Estratégia Corporativa
A estratégia corporativa justifica-se em situações naturais e inevitáveis, características da diversificação empresarial, as quais, se ignoradas, podem levar ao fracasso toda a estratégia de uma organização. Essas situações têm como premissas: a competiçãoocorre no nível das UNs; a diversificação, inevitavelmente, acarreta custos e limitações para as UNs; e os acionistas são capazes de diversificar seus investimentos a qualquer momento (PORTER, 1999).
Essa estratégia é o nível mais elevado da estratégia empresarial e abrange questões de vulto, como a determinação da forma de competição e diversificação das UNs, englobando assim os outros dois níveisda estratégia. GUPTA (1999: 100) define a estratégia corporativa como sendo o “nível mais elevado da estratégia que trata de questões mais amplas, como que negócios atuar e como explorar as sinergias entre as unidades de negócio”.
A diversificação no contexto da estratégia corporativa representa a presença empresarial em mais de um setor, com o intuito de reduzir as incertezas e dificuldades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia de empresas
  • Estratégia de empresas
  • estratégia de empresa
  • Estratégia de empresas
  • Estrategia de Empresas
  • Estrategia de Empresas
  • Estratégia de empresas
  • Estratégia de Empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!