Estratégia Cirque du Soleil

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2014
Matriz de tarefa individual*

Módulo:
Fórum
Título: Estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial, tendo como referência o Cirque du Soleil
Aluno:
Disciplina: Estratégia de Empresas
Turma:
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apontar as estratégias empresariais preconizadas por Michael Porter tomando por referência a operação do Circo de Soleil.Mintzberg (2000) coloca as teorias de Michael Porter sobre forças competitivas, estratégias genéricas e cadeia de valor como um processo analítico; opinião facilmente corroborada ao analisar o livro “Estratégia Competitiva” de Porter, que defende a análise do mercado para entender a atuação da concorrência.
Para elaboração desta análise, desenvolveu o estudo das cincos forças competitivas queconsidera fundamentais para traçar a estratégia correta que alçará a empresa à lucratividade acima de seus concorrentes: Ameaça de novos entrantes; Poder de barganha dos fornecedores; Poder de barganha dos clientes; Ameaça de produtos substitutos; e Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes.





Cinco forças competitivas

O modelo de análise das 5 Forças de Porter publicado naHarvard Business Review em 1979, é utilizado em análises de mercado até hoje. Seu objetivo é determinar a atratividade (valor) desse mercado, obter informações para fundamentar um planejamento estratégico de lançamento de um novo produto ou serviço, ou para um reposicionamento no mercado.
As cinco forças são:

Ameaça de Novos Entrantes

A perspectiva de análise desta força é a de avaliar apossibilidade de terceiros entrarem no mercado.
Para Ferrari (2005, p. 2):
“Em um mercado onde as empresas têm forte relacionamento com seus clientes e as barreiras de mudança já estejam devidamente estabelecidas, será muito difícil para um novo concorrente tentar roubar os melhores clientes, pois estes terão que reinventar a relação com o novo fornecedor...”
A inovação e o padrão de qualidadealtíssimo nos espetáculo do Cirque du Soleil, gerou uma barreira quase intransponível para novos entrantes.
O encantamento e o assombro das apresentações fascinam os clientes desde o primeiro momento, tornando qualquer ação da concorrência inócua.

Ameaça de produtos substitutos

Esta força é a possibilidade de os clientes terem suas necessidades atendidas por produtos ou serviços similares ouque ao final, o resultado seja o mesmo.
Os espetáculos do Cirque du Soleil possuem a marca da inovação e do aprimoramento contínuo, obliterando a possibilidade da apresentação por terceiros de produtos substitutos.
Ou seja, a própria companhia de espetáculo acaba apresentando seus produtos substitutos.

Poder de barganha dos fornecedores

Nesta força, a análise recai sobre a possibilidade derestrição na escolha de fornecedores e negociação de melhores condições de fornecimento.
“...quem for o dono do conhecimento do cliente poderá prever a demanda com mais precisão e saber o que e em que quantidade comprar...” alega Ferrari (2005, p.2).
O foco e o propósito do Cirque du Soleil é o encantamento do cliente. Tendo essa visão clara, a companhia coloca seus fornecedores como uma partedo espetáculo. Trata-os como aliados em uma relação ganha-ganha, fazendo com que não haja pressões relevantes no relacionamento.

Poder de barganha dos clientes

Aqui verifica-se o quanto é fácil, para o cliente, trocar de fornecedor ou barganhar o preço e condições de fornecimento.
O Cirque du Soleil conseguiu minimizar quaisquer possibilidades de seus clientes exercerem o poder de escolhapelo simples fato de sua atividade ser tão orientada ao cliente, que este não consegue encontrar um substituto à altura de seus espetáculos.

Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes

Se houver concorrentes em similaridade de produto ou serviço, preço, condições, qualidade e/ou posicionamento, o poder da empresa será bastante reduzido. A diferenciação em algum(ns) dos itens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategia Cirque du Soleil
  • Estratégia de empresas
  • Estratégias competitivas
  • Estratégia e inovação no cirque du soleil
  • Estratégia de empresas
  • Cirque du soleil – um exemplo de estratégia e inovação
  • Estratégias e inovações empresariais – o caso do cirque du soleil
  • Cirque du soleil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!