Estrangeirismos: invasão ou necessidade de evolução da língua?

Páginas: 12 (2790 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
FACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
DANIELLE PEREIRA CAMPOS GONÇALVES










ESTRANGEIRISMOS: INVASÃO OU NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO DA LÍNGUA?










BELO HORIZONTE
2013
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
FACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
DANIELLE PEREIRA CAMPOS GONÇALVESESTRANGEIRISMOS: INVASÃO OU NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO DA LÍNGUA?

Artigo Científico encaminhado ao Instituto IBE/ FACEL, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Língua Portuguesa.








BELO HORIZONTE
2013
ESTRANGEIRISMOS: INVASÃO OU NECESSIDADE DE EVOLUÇÃO DA LÍNGUA?
Danielle Pereira Campos Gonçalves1
RESUMO
O presente trabalho tem porfinalidade apresentar algumas considerações a respeito dos estrangeirismos e suas implicações na Língua Portuguesa. Observa-se que um número crescente de palavras estrangeiras é incorporado ao português brasileiro diariamente, sejam elas apresentadas pela mídia, pela globalização, pela evolução tecnológica ou até mesmo por modismo. Essas palavras denominadas estrangeirismos, em sua maioria tomadas doinglês, sofrem ou não adaptações à fonologia e ortografia do português e se consolidam no uso; outras foram sendo substituídas gradativamente por termos equivalentes já existentes. Este fato predispõe o falante para uma sistematização em sua pronúncia e escrita, algo que podemos confirmar quando utilizamos algumas palavras, tais como pizza, mil shake, shopping center, feed back, small business,merchandising, know how, fast food entre muitas outras. A partir de pesquisas bibliográficas busca-se compreender até que ponto o uso desse tipo de palavras pode ser considerado como “invasão” ou apenas como necessidade de evolução da nossa língua.
Palavras-chave: empréstimos linguísticos, fonologia, ortografia, Língua Portuguesa.
Introdução
Utilizar uma língua estrangeira, juntamente àlíngua materna é direito de todos. Proporciona auto percepção ao ser humano e cidadão que aprende mais sobre um mundo plural, marcado por valores culturais diferentes e maneiras diferentes de organização política e social.
O uso de expressões estrangeiras, ora isoladas, ora substituindo termos existentes no idioma é que se denomina “estrangeirismo”, foco deste trabalho e que se torna algo discutívelpela revolução que causa fonológica e ortograficamente da língua portuguesa.
O estrangeirismo é um dos meios mais comuns de incorporação de neologismos em uma língua. O idioma do qual mais se emprestam termos depende da época e do contexto histórico. Segundo Rodella, Nigro e Campos (2009)
Estrangeirismo é o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos – palavras ou expressões – origináriosde uma outra língua. É um fenômeno constante entre as comunidades linguísticas, acontece há muito tempo e faz parte da constituição das línguas em geral.
E ainda,
Estrangeirismo é o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras línguas. No caso brasileiro, posto simplesmente, seria o uso de palavras e expressões estrangeiras no português. Trata-se de fenômeno constanteno contato entre comunidades linguísticas, também chamado de empréstimo. A noção de estrangeirismo, contudo, confere ao empréstimo uma suspeita de identidade alienígena, carregada de valores simbólicos relacionados aos falantes da língua que originou o empréstimo (GARCEZ; ZILLES, 2004, p. 15).
No início do século passado eram palavras francesas que “invadiam” a nossa língua e muitas delas forammais fortes que sua correspondente em português, sendo incorporadas ao nosso vocabulário em seu lugar.
O projeto de lei nº 1676/99 de autoria do então deputado Aldo Rebelo é um dos poucos assuntos relacionados à língua que tem espaço na mídia brasileira. O referido documento objetiva defender, proteger e promover a língua portuguesa no Brasil.
Com este estudo, pretendo mostrar como o uso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia do estrangeirismo na lingua portuguesa
  • Os Estrangeirismos na Língua Portuguesa
  • Estrangeirismos na Língua Portuguesa
  • Tema: estrangeirismo é essencial para nossa língua!
  • A influência do estrangeirismo na língua portuguesa
  • Estrangeirismo na lingua portuguesa
  • o estrangeirismo na lingua portuguesa
  • Estrangeirismo na língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!