Estrangeirismo

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2013
A INFLUÊNCIA DO ESTRANGEIRISMO NA LÍNGUA PORTUGUESA

Para começarmos a discutir o assunto que nos propõe o título acima é importante antes de mais nada entender o conceito de Geopolítica.Facilitando o conceito, trata-se do estudo do poder político, econômico e cultural de um Estado Dominante que influencia uma determinada região ou espaço geográfico. E se tratando da língua inglesa podemosconsiderar uma língua dominante sobre o espaço geográfico brasileiro e podemos nos basear no fato de o inglês ter obtido exito em várias áreas como afirma Jean Marie Le Breton (2005, p. 16) "A primeiracaracterísca geopolítica do inglês é sua difusão planetária. O inglês está um pouco presente em todos os lugares do mundo - Em sua grande maioria o inglês não é a língua materna, seguramente não alíngua materna da grande maioria da população. Em compensação, ele é de facto, a língua do poder - nas intituições políticas, mas também nos negócios, no comércio, na indústria e na cultura."

Podemosconcluir que a língua inglesa influencia nossa língua materna pelo seu poder de migração, mas de onde vem esse poder? Qual sua origem? Porque o inglês e não nenhuma outra grande língua?

Lógico queesse poder não é aleatório, nem foi determinado ou convencionado por um grupo de pessoas, as atividades e conquistas de cada nação no decorrer da história explica essa difusão planetária do inglês e suaquase obrigação em aprender esse idioma para estar inserido no mundo globalizado.

Sabemos que os portugueses ao colonizar o Brasil impôs a língua portuguesa aos índios com o propósito decatequiza-los e converte-los ao catolicismo, o mesmo não ocorreu com as colônias britânicas que se preocuparam em primeiro converter seus colonizados ao protestantismo ensinando seus preceitos religiosos noidioma local, desse modo o inglês nessas colônias eram praticados por pessoas que tinham influência direta com os europeus e passou a ser uma língua de prestígio e que dava status social.
Lacoste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrangeirismo
  • Estrangeirismo
  • Estrangeirismo
  • O Estrangeirismo
  • Estrangeirismo
  • Estrangeirismos
  • Estrangeirismo
  • Estrangeirismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!