estrada de ferro

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
A Estrada de Ferro Madeira – Mamoré (EFMM), também conhecida como a estrada do “diabo” pelas perdas humanas ocorridas durante a sua construção, foi construída no período de 1907 a 1912, num projetode interligar Porto Velho a Guajará – Mirim, estado de Rondônia, na fase áurea da borracha amazônica.

- Quando ela começou?
A ideia da ferrovia nasceu na Bolívia, em 1846, quando o engenheiroboliviano José Augustin Palácios convenceu as autoridades locais de que a melhor saída de seu país para o oceano Atlântico seria pela bacia Amazônica. Foi então, em 1851, que o governo dos Estados Unidos -interessado na melhor saída para a importação de seus produtos - contratou o tenente Lardner Gibbon para estudar a viabilidade do empreendimento via rio Amazonas. Em 1852, Gibbon concluiu o trajetoBolívia-Belém, descendo pelo lado boliviano os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas.

- Porque ela é importante?
O seu objetivo principal era vencer o trecho encachoeirado do rio Madeira, parafacilitar o escoamento da borracha boliviana e brasileira, que levaria apenas 59 dias. Além de outras mercadorias, até um ponto onde pudesse ser embarcada para exportação, no caso Porto Velho, de ondeas mercadorias seguiam por via fluvial, pelo mesmo rio Madeira e, então, pelo rio Amazonas até o oceano Atlântico. Antes, esses produtos eram transportados com precariedade em canoas indígenas, sendoobrigatória a transposição das cachoeiras no percurso.
A EFMM também é importante porque ela faz parte da cultura do estado de Rondônia.

- Porque ela parou?
Em 25 de maio de 1966, depois de 54anos de atividades, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré teve sua desativação determinada pelo então Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco.
Após cinco anos de paralisação, em 2 denovembro de 2005, uma composição faria uma única viagem, transportando convidados para participar de uma missa de Finados no Cemitério da Candelária, em memória às centenas de operários de diversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRADAS DE FERRO
  • Estradas de Ferro
  • Estrada de ferro
  • Estrada De Ferro Araraquara
  • Estrada de Ferro de Carajás
  • Estrada De Ferro Madeira
  • A estrada de ferro Madeira Mamor ou
  • A construção da estrada de ferro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!