Estrada de ferro madeira-mamoré resumo

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 14 de março de 2013
GESTÃO COMUNITÁRIA DE RECURSOS NATURAIS

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ESTRADA DE FERRO
MADEIRA-MAMORÉ

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) é uma ferrovia no atual estado de Rondônia, no Brasil.Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, cidades fundadaspela EFMM.
A EFMM garantiu para o Brasil a posse da fronteira com a Bolívia e permitiu a colonização de vastas extensões do território amazônico, a partir da cidade de Porto Velho, fundada em 4 dejulho de 1907.
Em 2012, comemora-se o centenário de sua inauguração. Em fevereiro foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco.
TOMBAMENTO: Após cinco anos deparalisação, em 2 de novembro de 2005, uma composição faria uma única viagem, transportando convidados para participar de uma missa de Finados no Cemitério da Candelária, em memória às centenas deoperários de diversas nacionalidades que faleceram durante a construção da ferrovia.
Finalmente, a 10 de novembro de 2005, a ferrovia histórica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional (IPHAN). Em 28 de dezembro de 2006, o ministro da Cultura Gilberto Gil homologou, através da Portaria 108, o tombamento da EFMM como Patrimônio Cultural Brasileiro.
O Instituto doPatrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN)após minuciosa análise do projeto executivo,autorizou através do seu Superintendente em Rondônia, Beto Bertagna,em novembro de 2011 o início das obras derestauração da grande oficina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que possui 5.700 m2 e 13 metros de altura.
Para o arquiteto e urbanista Giovani Barcelos, do IPHAN, “as obras de restauração do conjuntorotunda/girador/oficina marcarão uma mudança no modo de ver a relação do rio Madeira com Porto Velho. A cidade está virada “de costas” para o rio e a recuperação de uma área como o pátio da EFMM,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrada de Ferro Madeira Mamoré
  • Estrada de ferro madeira mamoré
  • praça da estrada de ferro madeira mamoré
  • Slide estrada de ferro madeira-mamoré
  • PARQUE LINEAR MEMORIAL DAS ETNIAS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
  • Estrada De Ferro Madeira
  • A estrada de ferro Madeira Mamor ou
  • Estrada de Ferro Madeira Mamor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!