Estrada de Ferro de Carajás

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Inaugurada em 1985, a Estrada de Ferro de Carajás (EFC) continua sendo um dos investimentos mais bem sucedidos da Vale S.A. Devido às constantes aplicações em tecnologia einfraestrutura, a EFC, segundo levantamento feito pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lidera o ranking dasferrovias mais eficiente do Brasil.
O minério de ferro de Carajás é conduzido por um processo que integra mina, ferrovia e porto. O começo da trajetória é realizada portrens. São 892 quilômetros de trilhos que conectam a Estrada de Ferro Carajás ao porto Ponta da Madeira em São Luís, no Maranhão.

Com a chegada ao Ponta da Madeira, um dosmaiores terminais no mundo para escoar minério de ferro, a carga é exportada para sete portos situados na Europa, Oriente e Ásia. 

Passando por 25 CIDADES, de aldeias amunicípios, o trem de passageiros liga o estado do Maranhão ao estado do Pará. Com a vantagem de ter suas passagens chegando a ser metade do valor do transporte rodoviário, oserviço se torna a escolha de, aproximadamente, 1300 usuários. Dessa forma, a EFC garante um transporte seguro, eficiente e benéfico aos seus passageiros.
Por ano, cerca de120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros são transportados pelos seus trilhos. Simultaneamente, circulam em média 35 composições, entre os quais um dosmaiores trens de carga em operação regular do mundo, com 330 vagões e 3,3 quilômetros de extensão.
Com base na quantidade de minério ainda por ser explorado no ComplexoMinerador de Carajás, A Vale desenvolve um projeto que prevê a duplicação da EFC até 2017 por meio da construção de 559 Km que ligarão cada um dos 54 pátios de manobra, o S11D.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrada de ferro
  • ESTRADAS DE FERRO
  • Estradas de Ferro
  • Estrada de ferro
  • Projeto ferro carajás S11D
  • MINE´RIO DE FERRO
  • Estrada De Ferro Araraquara
  • Estrada De Ferro Madeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!