Estractégias

504 palavras 3 páginas
Capitulo III- Metodologia

Como todos os trabalhos cientificam procedimentos metodológicos, este não foge da regra, porque qualquer pesquisa deve partir de uma metodologia.
3.1- População e Amostra
3.1.1- População: São o conjunto de pessoas ou de outros objetos de estudos sobre os quais o investigador pretende tirar conclusões, possuindo todos eles características comuns que se pretende estudar (1).
3.1.2- Amostra: É o conjunto de elementos relativamente os quais se recolhem dados, ou seja, é um subconjunto representativo da população (2).
3.1.3- Amostragem Aleatória ou Sistemática:
3.1.4- Amostragem Probabilística:
3.2- Variáveis- É toda e qualquer propriedade ou característica de um sujeito, de um acontecimento ou de um dado da realidade que pode assumir diferentes valores ou categorias. Tomando como exemplos a altura, a idade, o gênero sexual, o humor o sucesso, etc (3).
3.2.1- Variável Independente(X): É aquela que influencia, determina ou afeta outra variável, à um fator determinante, condição ou causa, por um para um certo resultado, efeito ou conseqüência(4).
3.2.2- Variável Dependente(Y): Consiste naqueles valores (fenômenos ou fatores), a serem explicados ou descobertos, em virtude de serem influenciados, determinados ou afetados pela variável independente (5).

3.3- Técnicas e Instrumentos
Técnicas: são maneiras de atuar, baseadas em recursos especiais, como são os argumentos estatísticos, mediante os quais pretende alcançar resultados presumivelmente úteis, na investigação cientifica ().
Para a nossa pesquisa houve a necessidade de basear-se nas seguintes técnicas: * Observação; * Entrevista; * Questionário.
3.3.1- Observação
A observação consiste em uma técnica de coleta de dados apartir da observação e do registro de forma direta do fenômeno a ser estudado. Esta é uma das antigas técnicas usadas pelas ciências. Ela pode ser usada tanto pelas ciências sócias como pelas ciências humanas ().
A observação pode ser

Relacionados

  • TRABALHO DA PAP
    12304 palavras | 50 páginas