Estoque e armazenagem

Páginas: 12 (2805 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
POLÍTICAS, ESTRATÉGIAS, SISTEMAS DE ESTOQUES E ARMAZENAGEM COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Oberdan Felipe Pires

RESUMO

O presente artigo irá tratar aspectos da gestão da cadeia de abastecimento e distribuição os sistemas de reposição e abastecimento e o impacto na gestão dos estoques e armazenagem, custos logísticos, de obtenção e manutenção dos estoques, as políticas de estoques, aprodutividade na área de logística e algumas formas de medir indicadores de desempenho na área de estoque e armazenagem. Como metodologia o trabalho consistiu de pesquisa relacionada a disciplina sistema de estoque e armazenagem e movimentação cursada no segundo semestre de 2013 na Fadergs.

Palavras-chaves: Gestão de estoques e armazenagem; nível de serviço; indicadores de desempenho.

1. A GESTÃO DACADEIA DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO E O IMPACTO NAS DECISÕES DE ESTOQUES E ARMAZENAGEM
A cadeia de abastecimento e distribuição devem planejar, implementar e controlar o eficiente e efetivo fluxo de estocagem e armazenagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores. Em análise, podemos afirmar que abusca de melhores práticas nas cadeias tem evidenciado que o objetivo empresarial está ematender o cliente com produtos e serviços adequados no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível, visando atender às expectativas dos clientes. Porém para atingir esses objetivos a empresa tem que operar com, no mínimo uma quantidade determinada de estoque, capaz de suprir suasnecessidades de produção e comercialização, os custos de aquisição, custos operacionais e nível de serviço representam um grande desafio de gestão, onde os estoques são os principais alvos de redução financeira, pois influencia no capital da empresa provocando impactos sobre os retornos para os acionistas, forçar os níveis de estoque abaixo da quantidade necessária pode ter impacto no nível deserviço com possíveis perdas de clientes ocasionando redução nas receitas.

2. PRODUTIVIDADE NA ÁREA LOGÍSTICA
São vários os fatores que contribuem para o aumento da produtividade de uma empresa, normalmente começa por estabelecer melhor condições para o seus colaboradores desenvolver o seu trabalho, com investimentos de capital em máquinas, otimização de armazém e inovação. Mas existe uma partede sucesso da empresa que depende da motivação e empenho dos seus colaboradores. A produtividade tem vindo a aumentar ao longo dos tempos, no entanto com um mercado cada vez mais exigente é obrigatório manter o desempenho dos empregados elevado e a margem de lucro da empresa suficiente.
3. LOGÍSTICA INTERNA
O aprimoramento da logística interna da empresa, através da melhoria dos processos e dofluxo de dados e informações que trafegam em cada um dos departamentos e entre estas entidades há tempos vem sendo objeto de preocupação das empresas. Por isso o monitoramento das atividades logísticas internas não é uma novidade no ambiente empresarial.Evidentemente dentro de uma empresa existem vários processos logísticos no entanto, o acompanhamento de indicadores para todos não é recomendado,sob pena de tornar o processo de coleta de dados demasiadamente complexo e dificulta a tomada de decisões diante de informações dispersas, aqui os indicadores de desempenho logístico interno compreende de 4 áreas chaves:
Atendimento do pedido ao cliente
Gestão de estoques
Gestão de armazenagem
Gestão de transportes

4. POLÍTICAS DE ESTOQUES
Traçar a política de estoque da empresa, comcritérios observando o mercado analisando o histórico de venda conhecendo os fornecedores se posicionando dentro da cadeia de suprimentos é uma postura que todo gestor deveria adotar, pelos resultados financeiros que proporciona, adotando essa postura, o gestor estará promovendo a racionalização dos recursos em estoque e diminuindo a propensão a ciclos de caixa deficitários, controlando o problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • armazenagem e estoque
  • estoque e armazenagem
  • estoque e armazenagem
  • Estoque e armazenagem
  • Estoque e Armazenagem de um restaurante
  • Gestão de Estoques e Armazenagem de Materiais
  • ARMAZENAGEM E CONTROLE DE ESTOQUE
  • CONCEITOS ARMAZENAGEM E CONTROLE DE ESTOQUE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!