Estoque automatizado usando plataforma mindstorm nxt

2137 palavras 9 páginas
Controle De estoque automatizado usando plataforma Mindstorm NXT

PROJETO APLICADO II CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
INSTITUTO POLITÉCNICO
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
Ciclo 3-B

Adriano Amaral, Bruno Alves, Eduardo Álvaro, Latino Lucas, Nilson Rafael.

Resumo: Este artigo apresenta uma solução desenvolvida para resolver o desafio proposto de automatizar tarefas básicas de um estoque, foram utilizada a plataforma LEGO Mindstorms NXT 2.0 e o pacote Microsoft .NET de desenvolvimento. O artigo descreve de forma resumida todo o trabalho desenvolvido na construção dos aplicativos e na programação do robô, estudando a melhor alternativa para a implementação do projeto proposto.

Introdução

A utilização de estoques seja de segurança ou de cobertura para atender à demanda média é extremamente importante porque possibilita um melhor nível de atendimento ao cliente e melhora a competitividade da empresa em relação aos concorrentes, uma organização e otimização do fluxo de materiais é de vital importância, pois os estoques representam grande parte dos seus custos logísticos. Além disso, a produção tem um ritmo que não deve ser interrompido e o custo de manutenção dos estoques representa capital parado que poderia estar sendo utilizado para outros fins. Em 2003 estudos mostraram que um gerenciamento eficiente de estoques balanceia a disponibilidade de produto, o nível de serviço e os custos de manutenção.

Este trabalho busca desenvolver um robô de apoio no carregamento e descarregamento dos produtos no estoque de forma a minimizar o desgaste físico humano. O robô terá a função de organizar o estoque (reconhecer o tipo de produto e carregá-lo ate ao seu lugar no estoque), carregando um produto de cada vez para facilitar a organização no estoque.

Como base para a elaboração deste trabalho usou-se o ambiente de desenvolvimento Bricx,. O Lego Mindstorm é o resultado de uma parceria de mais de uma década entre o Media LAB do M.I.T e a

Relacionados