Estitisca Variação

3482 palavras 14 páginas
ESTRUTURA DE PLANO DE NEGÓCIOS ©Não existe uma estrutura rígida e específica para escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem suas particularidades e especificações ou semelhanças, e é impossível definir um modelo-padrão de plano de negócios universal e aplicável a qualquer negócio. Uma empresa de serviço é diferente de uma fábrica. Um plano de negócios deve possuir um mínimo de seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio. Essas seções são organizadas de forma a manter uma sequencia lógica que permita a qualquer leitor o entendimento de como a empresa está organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira. Dornelas, p. 97, 2014. Cada seção deve ser apresentada com objetividade, sem perder a sua essência. O plano de negócios segue as seguintes estrutura por etapas ou seções: Estrutura de um plano de negócios para pequenas empresas: 1. Capa. É uma das etapas mais importante do plano de negócios. Para quem ler saiba do que se trata e seu objetivo.
2. Sumário. Deve conter o título de cada seção do plano, sua seção e a página em que se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seção. Isso facilita ao eleitor encontrar o que lhe interessa. O que pode ser feito automaticamente pelos programas informatizados.
3. Sumário executivo – É a principal seção do plano de negócios, pois fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o plano de negócios. O elaborador deve ter muita atenção em sua elaboração e revisá-lo várias vezes, uma vez que é uma síntese do plano de negócios, onde deve ter objetivos claros como quem é o seu público-alvo e quantificados se for para buscar financiamentos junto a bancos, capital de riscos, principais parceiros, clientes etc. O sumário executivo deve ser a última a ser escrita, pois depende de todas as informações do projeto.
4. Análise estratégica. Nesta seção, são definidos os rumos

Relacionados