Estitisca Variação

Páginas: 14 (3482 palavras) Publicado: 25 de julho de 2014
ESTRUTURA DE PLANO DE NEGÓCIOS
 
©Não existe uma estrutura rígida e específica para escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem suas particularidades e especificações ou semelhanças, e é impossível definir um  modelo-padrão de plano de negócios universal e aplicável a qualquer negócio. Uma empresa de serviço é diferente de uma fábrica. Um plano de negócios deve possuir um mínimo deseções que proporcionarão um entendimento completo do negócio. Essas seções são organizadas de forma a manter uma sequencia lógica que permita a qualquer leitor o entendimento de como a empresa está organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira. Dornelas, p. 97, 2014.
 
Cada seção deve ser apresentada com objetividade, semperder a sua essência. O plano de negócios segue as seguintes estrutura por etapas ou seções:
 
Estrutura de um plano de negócios para pequenas empresas:
 
1.       Capa. É uma das etapas mais importante do plano de negócios. Para quem ler saiba do que se trata e seu objetivo.
2.       Sumário. Deve conter o título de cada seção do plano, sua seção e a página em que se encontra, bem como osprincipais assuntos relacionados em cada seção. Isso facilita ao eleitor encontrar o que lhe interessa. O que pode ser feito automaticamente pelos programas informatizados.
3.       Sumário executivo – É a principal seção do plano de negócios, pois fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o plano de negócios. O elaborador deve ter muita atenção em sua elaboração e revisá-lo várias vezes,uma vez que é uma síntese do plano de negócios, onde deve ter objetivos claros como quem é o seu público-alvo e quantificados se for para buscar financiamentos junto a bancos, capital de riscos, principais parceiros, clientes etc. O sumário executivo deve ser a última a ser escrita, pois depende de todas as informações do projeto.
4.       Análise estratégica. Nesta seção, são definidos os rumos oucaminhos a serem utilizados os recursos da empresa, sua visão, sua missão, situação atual, as potencialidades e ameaças externas, forças e fraquezas, objetivos e metas do negócio. Esta seção, é na verdade, a base para o desenvolvimento e a implantação das demais ações descritas no plano.
5.       Descrição da empresa. Seu histórico, crescimento, financiamento,  faturamento da empresa nos últimosanos, razão social, impostos, estrutura organizacional e jurídica, localização, parcerias, certificações da qualidade, serviços terceirizados e perspectivas do mercado para os próximos anos.
6.       Produtos e serviços – Qual o portifólio da empresa, como são produzidos, ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, P&D, principais clientes, nível de satisfação dos clientes. Pós vendas –feedback.
7.       Plano operacional – Como a empresa atua em seus sistemas e sub-sistemas de produção, como atua em cada etapa do processo, o nível de qualidade e inovação e a necessidade de novos produtos e serviços e investimentos. Tempo de produção por unidade, capacidade por hora, por dia e por mês, nível de desperdício ou refugo.
8.       Plano de recursos humanos – Aqui deve ser apresentadosos planos de cargos, salários, qualificação, promoção, desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa. Capacidade e valor do seu capital intelectual, onde a tecnologia é um fator estratégico. Plano de qualificação interligado as ações operacionais, as metas, táticas estratégicas e os resultados previstos. Deve-se apresentar o nível de escolaridade de todo  quadro de pessoal.
9.       Análisede mercado – Diagnóstico por meio de pesquisa de mercado. Deve-se mostrar um raio X de todas as informações que sobre os mercados consumidores, suas características, classe social, nível de consumo, participação de mercado, sua renda, %, localização, capacidade de consumo para os próximos anos, análise da concorrência e a participação de cada um.
10.   Estratégia de marketing – Deve-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variacao
  • variação
  • Variação
  • variação
  • Variação
  • variação
  • Variação
  • variação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!