Estimulação inicial

Páginas: 17 (4176 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO

A sociedade existente cria e recria conceitos que definem o sujeito ideal tanto no que se refere ao seu aspecto físico como ao seu comportamento, de acordo com padrões de cada época. Mesmo na atualidade, sendo comum afirmar que as diferenças são valorizadas, percebe-se que, embora disfarçado, ocorrem ainda pré-conceitos quando se fala de crianças com necessidades especiais. É poucodifundido o conhecimento de que interações educacionais adequadas, desde os primeiros meses de vida favorecem o desenvolvimento da criança, apresente ela alguma deficiência, alto risco ou tenha um desenvolvimento considerado normal.
O nascimento de uma criança, para pais que planejaram a vinda do bebê e mesmo para aqueles que não fizeram esse planejamento, normalmente é motivo de alegria e decomemoração. O filho pode representar a expectativa de continuidade dos projetos dos seus pais. Porém, no caso de crianças com necessidades especiais perceptíveis, a exemplo de algumas síndromes ou alterações físicas, pode significar a quebra desses projetos, uma vez que a diferença é identificada nos primeiros momentos de vida.
É comum encontrar escritos e depoimentos do sofrimento inicialcausado nos pais após o diagnóstico, o que alguns autores chamam de sentimento de luto pela perda do filho esperado. No dizer de Vygotsky1 (1989), desde o nascimento, as pessoas com necessidades especiais ocupam um lugar social diferenciado, ou seja, não estão isentas dos estigmas históricos impostos a quem apresenta deficiência. Defende, em seus postulados, os conceitos de deficiência primária,aquela causada por motivos biológicos e, de deficiência secundária, aquela criada pelas condições sociais restritivas, impostas às pessoas percebidas como as que fogem às normas.

1 ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: GARANTIAS LEGAIS

Mesmo que a discussão acerca do desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, também denominadas deficientes, tenha ganhado crescente espaço nos Centros de EducaçãoInfantil e nas escolas em geral, esta temática ainda gera conflitos e muito tem inquietado os profissionais, no que se refere às especificidades no desenvolvimento dessas crianças. Observa-se que a capacitação profissional para atuar com crianças consideradas diferentes é precária e, muitos professores nunca tiveram em seus currículos, discussões referentes ao tema. Pode-se dizer que o ingressodessas crianças, muitas vezes causa espanto aos profissionais.
A educação de pessoas com necessidades especiais, denominada Educação Especial, é entendida como uma modalidade de educação escolar que perpassa todos os níveis de ensino, ou seja, contempla desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Falar em Educação Infantil para crianças com necessidades especiais, enfoque deste trabalho,significa referir programas de Estimulação Essencial, às vezes denominados Estimulação Precoce ou Intervenção Precoce. Optar-se-á pela primeira terminologia. 
No documento que trata da Política Nacional da Educação Especial (BRASIL, 1994, p. 18), Estimulação Essencial é conceituada como “conjunto de estímulos e treinamentos adequados, oferecidos nos primeiros anos de vidas a crianças jáidentificadas como deficiente e àquelas de alto risco, de modo a lhes garantir uma evolução tão normal quanto possível”.
Sabe-se que todas as crianças têm seus direitos assegurados por lei. A Constituição de 1988 garante às crianças, em seu Art. 205, o direito à educação para que assim possam desenvolver-se plenamente, ficando assegurado o “atendimento em creches e pré-escola às crianças de zero a seisanos de idade”.
No Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069/1990 (ECA), Art. 3º, fica compreendido que (BRASIL, 1990):
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estimulação
  • estimulação
  • estimulação sensorial
  • Estimulação sensorial
  • Estimulação Precoce
  • estimulacao precoce
  • Estimulação magnética
  • Estimulação Precoce

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!