Estimativa do consumo de água na construção civil

Páginas: 10 (2468 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
FPB – Curso de Engenharia Civil
Introdução a Engenharia Civil











Estimativa do consumo de água na construção civil






Allan Gois
Branco Soares
Geferson Silva
Marília Cavalcante
Natália Marques
Victor Rafael Lima






João Pessoa – PB
14/10/2013
1. Introdução

1.1. Ciclo da água

O ciclo da água consiste no processo de diferentes estágios daágua. Para melhor compreensão deste ciclo podemos iniciar sua explicação através da evaporação da água dos oceanos. O vapor das águas oceânicas é transportado pelo movimento das massas de ar. Com determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitação. A precipitação pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte ficatemporariamente retida no solo, próxima de onde caiu, e finalmente retorna à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. Uma parte da água resultante, escoa sobre a superfície do solo ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lençol freático.
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Éatravés do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.

1.2. Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade

Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também osbrasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, veem algumas de suas cidades sofrerem por falta de água. A distribuição desigual é a causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Outro ponto de dificuldade é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende paraabastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida perto de vários rios, viu a poluição tornar suas fontes próxima impróprias para consumo e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quasedobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga omaior rio em extensão e volume do planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios apesar da degradação. Seria necessária, então, mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão dosaneamento e abastecimento.
Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Apesar de não ser própria para consumo humano, poderia ser usada, entre outras atividades, nasindústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.
A água é muito utilizada na indústria e pode ter várias aplicações, sendo elas: matéria prima, em que a água é incorporada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo de materiais na construção civil
  • Reaproveitamento de Água na Construção Civil
  • Uso da água na construção civil
  • POLUIÇÃO DA ÁGUA PELA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • pesquisa bibliografica da ultilizaçao da agua na construçao civil
  • METODOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO
  • Consumo de Água
  • Consumo de água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!