estilosante campo grande

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
O QUE É ESTILOSANTES CAMPOS GRANDE?
O estilosante Campo Grande é uma leguminosa desenvolvida pela Embrapa e lançada em 2000. É composta pela mistura física de sementes de duas espécies: Stylosantes capitata (80%) e Stylosantes macrocephala (20%), coletadas em solos de Areia Quartzosa e de baixa fertilidade, remanescentes de experimento anterior, que, após vários multicruzamentos, teve suaseleção definida.
Ambas as espécies podem chegar a mais de um metro de altura e seu florescimento ocorre nos meses de Abril a Maio, respectivamente, e a principal característica da sua persistência é a ressemeadura natural, já que as suas plantas são predominantemente anuais e bianuais.
É uma leguminosa que apresenta bons índices de proteína e tem na fixação de nitrogênio, uma característica marcante.Esta leguminosa vem sendo utilizada tanto na alimentação animal de bovinos, aves e suínos, quanto na consorciação com espécies perenes, como citrus.

PARA QUE FOI DESENVOLVIDO O CAMPO GRANDE?
Um dos maiores problemas enfrentados na pecuária de corte é a degradação das pastagens e o seu alto custo de manutenção, principalmente pela necessidade de uso de fertilizantes químicos nitrogenados,obtidos a partir do petróleo, recurso não-renovável, e custo comercial elevado.
O estilosantes é uma forrageira rica em proteína e executa uma função importante de transformar o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo biologicamente no solo, reduzindo os investimentos em insumos agrícolas, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e possibilitando maior ganho de peso nos animais.QUAIS AS VANTAGENS DE SE PLANTAR O CAMPO GRANDE?
Além das características de bom fixador de nitrogênio no solo e seu alto teor protéico, o estilosantes Campo Grande possui ainda:
grande adaptação a solos arenosos e de baixa fertilidade;
alta produtividade de sementes;
alta capacidade de ressemeadura natural;
boa capacidade de persistência em consorciação com Brachiaria decumbens;
boadigestibilidade;
tolerante a desfolha natural;
ambientalmente correto.

COMO PLANTAR O ESTILOSANTES CAMPO GRANDE
Na consorciação, a taxa de semeadura do estilosantes Campo Grande deve ser de 2 quilos por hectare a 2,5 quilos por hectare de sementes puras viáveis (SPV) e, a das gramíneas (capim), é reduzida em 20% a 30%.
As sementes de estilosantes são pequenas e a profundidade de plantio nãodeve ser maior do que 2 centímetros. No entanto, com gramíneas que não toleram plantios mais profundos do que 4 centímetros, como Andropogon gayanus, recomenda-se a distribuição a lanço das duas forrageiras, seguida de compactação com rolo.
Para outras gramíneas dos gêneros Brachiaria e Panicum, que germinam em plantios mais profundos (3 centímetros a 5 centímetros), pode-se fazer a semeadurada gramínea a lanço e incorporar as sementes com uma grade niveladora, em abertura média; logo após, semear a leguminosa, também a lanço, na superfície e compactar. Outros processos, como a semeadura com semeadeira-adubadeira, com plantio superficial ou com o uso de semeadeira, também podem ser utilizados, observando-se sempre as recomendações técnicas.
O espaçamento comum para equipamentosmais tradicionais deve ser de 30 centímetros a 40 centímetros entre as linhas; para equipamentos mais modernos, que apresentam caixas independentes por linha, o plantio pode ser feito em linhas alternadas de 20 centímetros a 30 centímetros da gramínea e da leguminosa.
Na utilização do Campo Grande, na recuperação de pastagens devem-se considerar duas situações básicas. A primeira, quando arecuperação é realizada com o preparo total do solo, onde a leguminosa é semeada a lanço ou em linhas e a gramínea retorna espontaneamente do banco de sementes existentes no solo. A segunda, é a introdução sobre pastagens em plantio direto. Essa prática é mais recomendada em pastagens em início de degradação.
Na recuperação de pastagens, os pastejos devem ser iniciados 30 a 40 dias após o plantio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Pesquisa
  • Campo Grande
  • campo grande
  • Campo Grande
  • Campo grande
  • campo grande
  • Resenha Critica Razão folha/haste e composição bromatológica da rebrota de estilosantes Campo Grande em cinco idades de...
  • História de campo grande

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!