estilos de vida saudavel

Páginas: 9 (2213 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
Introdução

Este trabalho tem como tema "estilos de vida saudável". Desta forma o meu objetivo é analisar alguns aspectos relacionados com o tema referido.
De início irei fazer uma abordagem ao que é uma alimentação correcta e do controlo de peso e, de seguida, irei falar da importância da atividade física e mental.
Irei também falar um pouco sobre o descanso e a saúde preventiva.Farei, ainda, referência às substâncias nocivas à saúde.
Para realizar este trabalho levei a cabo diversas pesquisas na Internet.




Boa alimentação

Muitos problemas de saúde da meia-idade e da velhice resultam da forma como a pessoa viveu ao longo dos anos. Maus hábitos alimentares, a ingestão de álcool em excesso e o hábito de fumar podem ter consequências como diabetes e doenças docoração. A possibilidade de viver e gozar de boa saúde por mais anos é adoptar um estilo de vida saudável.
É essencial ter-se uma alimentação variada e nutritiva. É necessário comer diariamente uma combinação de alimentos diversificados.
As pessoas que por hábito comem muitos alimentos que contêm fibra natural sofrem muito menos de hemorróidas, de prisão de ventre e das doenças de coração do queas pessoas que comem muita comida processada (por exemplo, hambúrgueres, pizzas, cachorros-quentes, enlatados, bolos). Para que os intestinos funcionem bem, deve-se evitar os alimentos processados e aumentar o consumo de alimentos com fibra. Alimentos ricos em fibra: frutas como papaia, legumes crus como cenouras e nabos, pão integral, maçaroca cozida, mandioca e sementes como abóbora ou girassol.Existem alimentos que fazem mal à saúde. Para se ser saudável e evitar doenças, devemos limitar o seu consumo.
A maior parte dos alimentos processados contém muito açúcar e gorduras e é cara. Para manter uma boa saúde, deve se evitar este tipo de alimentos: batatas fritas, chamussas, rissóis, hambúrgueres, pizzas, cachorros-quentes, pastelaria (bolos, pastéis), bolachas com cremes, etc.
Ocolesterol é uma substância que, em excesso, pode provocar doenças do coração. Alguns alimentos contêm muita gordura, e aumentam o colesterol. Alimentos ricos em gordura e colesterol: óleos vegetais como o de coco, amendoim e palma amendoim, castanha de caju, leite gordo, queijo e manteiga, carnes gordas, banha de porco, gema de ovo e comidas processadas.
Em vez de se fritar, deve-se optar porassados, grelhados, ou cozidos em água e sal.
Alguns óleos contêm pouco colesterol e gorduras, por exemplo, azeite de oliveira e óleos de girassol, milho, e soja. Deve-se dar sempre preferência a estes óleos.

O consumo excessivo de doces estraga os dentes, causa aumento de peso, e piora a diabetes. Deve-se evitar comer doces, como por exemplo: açúcar, chá açucarado, rebuçados, gelados,refrigerantes, bolachas com creme, leite condensado, bolos, chocolates, etc.
O consumo de sal em excesso pode aumentar a tensão arterial. Devemos evitar usá-lo em excesso quando estivermos a preparar os alimentos e não adicionar sal aos alimentos na mesa. Alimentos com muito sal: peixe seco, carne seca, alimentos conservados em sal, presunto, chouriços, batata frita salgada, conservas, condimentos como molhode tomate, queijos.
A maior parte do nosso corpo é constituída por água. É muito importante beber este precioso líquido todos os dias e ingerir pelo menos 6 a 8 copos por dia. Nos dias quentes ou quando se tem febre ou diarreia deve-se aumentar a ingestão de água.



Controlo do peso
Ser gordo não é saudável. O peso em excesso provoca problemas de saúde, sendo os mais frequentes:hipertensão arterial, doenças do coração, diabetes, trombose (AVC),problemas na coluna e nos joelhos.
Estes e outros problemas relacionados com o excesso de peso podem ser prevenidos mantendo uma dieta saudável e fazendo exercício físico regular.
As pessoas obesas ou com peso em excesso devem perder peso. Isto consegue-se com: redução da a quantidade de comida, não comer comida com gordura (evitar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estilos de vida saudaveis
  • Estilos de vida nao saudavel
  • Estilo de vida saudavel
  • Estilo de vida saudável
  • Estilos de vida saudaveis
  • Estilo de vida saudável
  • Promoção de Saúde e Estilos de Vida Saudáveis
  • Promoção da alimentação e estilo de vida saudável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!