ESTILO MUSICAL: DA IDENTIDADE À IDENTIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO IMAGINAL DE JOVENS PROTESTANTES CRISTÃOS DE TUBARÃO/SC.

1220 palavras 5 páginas
ESTILO MUSICAL: DA IDENTIDADE À IDENTIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO IMAGINAL DE JOVENS PROTESTANTES CRISTÃOS DE TUBARÃO/SC.

Saymon Souza Medeiros ; Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (orientadora)2

INTRODUÇÃO

A arte desempenha um papel de extrema importância na liturgia de vida dos indivíduos, é por isso que neste trabalho discorreremos a respeito da relevância que a arte musical exerce sobre um grupo protestante cristão da cidade de Tubarão/SC. A leitura da vida se dá pela maneira de como fazemos e vivemos as coisas. A arte por si só, cria ambientes, dita moda, esculpe e orienta as identidades e identificações de todos os sujeitos. E a música em especial, tornou-se a maior das artes. Ela nos domina emocionalmente e seus conteúdos certamente vão além daquilo que podemos verbalizar.
Toda arte e consequentemente seus artistas, possuem algo que os move e os direciona, apesar de muitas vezes não podermos identificá-las, suas apropriações e razões de vida são embutidas em suas obras. Sendo assim, dificilmente poderemos observar uma obra de arte apenas por seus valores estéticos ou aparentes. A vida, valores e crenças fazem parte de uma verdadeira obra de arte. Nada é pura genialidade, afinal, os estudiosos modernos, os historiadores, os historiadores da arte e os filósofos (assim como os artistas), fazem muito mais do que apenas seguir as tendências. Eles operam a partir de uma perspectiva básica da vida e da realidade.
De acordo com Stuart Hall, em tempos pós-modernos onde o sujeito não possui identidade fixa, os sistemas culturais que nos rodeiam é que nos permitem pensar em uma identidade, então como as expressões artísticas permitem pensar em um estilo de vida? A arte geralmente é proposta como uma expressão do EU, então como poderíamos perceber profundidade e sinceridade nas obras?
Estas e outras perguntas nos darão respostas a cerca da identidade e identificações do sujeito mediante os estudos de imaginário social de jovens protestantes da cidade de

Relacionados