Estilo gótico

Páginas: 21 (5204 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
O ESTILO GÓTICO

ÍNDICE DO TRABALHO DESENVOLVIDO

3 – 4 INTRODUÇÃO
4 – 5 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO GÓTICO
6 A EXPANSÃO DA ARQUITETURA GÓTICA
7 – 9 A INTRODUÇÃO DAS FORMAS GÓTICAS EM PORTUGAL
10 - 11 REAFIRMAÇÃO DA ESTÉTICA GÓTICA EM PORTUGAL
11 – 13 O MOSTEIRO DA BATALHA E A RENOVAÇÃO DA ARQUITETURA GÓTICA PORTUGUESA
13 – 14 ARQUITETURA MILITAR
14 – 15 NEOGÓTICO
16– 19 O GÓTICO EXTERIOR
19 – 21 ARTES PLÁSTICAS E DECORATIVAS
22 ESCULTURA
23 LITERATURA
23 ESTRUTURA ECONÓMICA
23 ESTRUTURA DEMOGRÁFICA
24 ESTRUTURA SOCIAL
24 ESTRUTURA POLITICA
25 BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO
Ao monopolizar a atividade artística de uma grande parte da Europa durante vários séculos, a arte gótica – assim chamada de formapejorativa pelos humanistas italianos do Renascimento – constitui-se através de um primado da arquitetura que vai impor-se à escultura e às artes aplicadas (vitral, iluminura, ourivesaria, entre outros...) antes de suscitar uma renovação da pintura.

Portugal nasceu à sombra das igrejas e torres românticas, mas só encontrou a sua definitiva dimensão territorial e se lançou na aventura de expansãoultramarina, quando as ogivais cobriam as salas por onde ecoavam as notícias dos novos mundos que os portugueses andavam a reconhecer. A arquitetura deste período decorre desde o reinado de D. Sancho I (século XII) até ao início do de D. Manuel I (século XV- XVI).
As suas primeiras manifestações claramente góticas que mergulham em plena Idade Média, no princípio do século XII, e terminam com asubida ao trono de D. Manuel I, quando se iniciou um nova “Idade na História de Portugal”, posto as Igrejas e os palácios ainda se fizessem em gótico.
As primeiras manifestações arquitetónicas plenamente góticas surgiram durante o século XII, mas não é ainda possível afirmar quando e onde se deram esses primeiros passos que levaram a edificação das belas e grandes catedrais centro-europeias einglesas dos séculos XIII e XIV.
Deve vincar-se bem que o gótico não é o românico evolucionado, não pode considerar-se como uma evolução simples. Isto porque o que se encontra em território português, e também nos de outras nações são edifícios começados num estilo e acabados noutro, pelo facto de as obras terem demorado muito tempo ou sofridas interrupções.
A arquitetura gótica tem outrosparticularismos, daí ser a mais genuína criação estética do homem medieval, a que mais deve à sua imaginação e à sua vontade. Nascido na Normandia ou no coração de França, ganhou rapidamente adeptos entre os reis e príncipes, nobres, prelados e abades e até entre os mesteirais e os homens dos campos.
Em Inglaterra e, depois, em toda a Europa média e meridional, fizeram-se catedrais nas cidades sedes ebispos. Estas igrejas perderam os pesados muros laterais que se abriram para permitir a entrada de luz jorros, através de vitrais coloridos. Os pilares estreitaram-se e foram erguidos a uma maior altura.
Luz, verticalidade, amplidão, eram as principais características dessas igrejas, transformadas em palco onde os diferentes grupos sociais marcavam as suas diferenças, com o trajar e com a linguagemdas cerimónias. Mas a arquitetura gótica manifestou-se também apego ao naturalismo, pelo que os capitéis deixaram de ter monstros.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTILO GÓTICO:

• Verticalismo dos edifícios que veio substitui o horizontalismo do Românico;
• Paredes mais leves e finas;
• Contrafortes em menor número;
• Janelas predominantes (luz - filtrada pelos vitrais deslumbrantes);
• Torresornadas por rosáceas;
• Utilização do arco de volta quebrada (substitui o arco de volta inteira do estilo românico e confere ao edifício a sensação de elevação);
• Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas (o cruzamento de arcos diagonais de suporte - as ogivas - permite descarregar o peso não sobre as paredes, como acontecia no estilo românico, mas sobre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estilo Gótico
  • Estilo gotico
  • O estilo Gotico
  • estilo gótico
  • Estilo gótico
  • Estilo gótico
  • Estilo gotico
  • Estilo Gótico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!