Estilo de vida e consumo

Páginas: 9 (2050 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
Estilo de vida como fator importante de influência no consumo de Moda.




Juliana Rodrigues Pêgas Debiase (Pós graduação em Negócios de Moda - Centro Universitário SENAC)







São José dos Campos
2012
Resumo

Na atualidade, estudar o comportamento do consumidor, analisando seus desejos e necessidades individuais, por meio de seu estilo de vida, é de extrema importância parauma marca, afim de que ela possa absorver todas as necessidades de seu segmento alvo, proporcionando a estes clientes experiências únicas, que geram satisfação e fidelização.
Palavras chave: Estilo de Vida- Comportamento – Consumo




















Abstract

At present, studying consumer behavior, analyzing their individual needs and desires through their lifestyle, it isextremely important for a brand, so that it can absorb all the needs of its target segment, thereby providing customers unique experiences that generate customer satisfaction and loyalty.

Key Word: Life style – Behavior - Consume




















Introdução

Estudar o comportamento do consumidor, analisando o processo de suas decisões, que determinam a satisfação desuas necessidades e desejos é de extrema importância para lançar um produto e serviços agregados a ele, além de estabelecer preços, projetar canais e experiências de marketing. (KOTLER,2006)

Ao determinar um segmento alvo na criação de uma marca, devemos conhecer a fundo este segmento, suas necessidades, seus desejos, seus comportamentos e suas expectativas. Por isso, examinar o comportamento doconsumidor, ajuda a responder perguntas como porque as pessoas escolhem um produto ou marca em detrimento de outro, como fazem estas escolhas e como as empresas usam este conhecimento para oferecer valor aos consumidores. (KERIN, 2007)

Inúmeros são os fatores que influenciam o comportamento de compra de um consumidor, dentre eles destacamos suas influências psicológicas, socioculturais,situacionais e influências do Composto de Marketing. (KERIN, 2007)

Estas influências atingem diretamente o processo de decisão de compra do consumidor, que é determinado por cinco estágios:

• Reconhecimento do problema: percebendo uma necessidade;
• Busca de informação: buscando valor;
• Avaliação de alternativas: avaliando o valor;
• Decisão de compra: comprando o valor;
• Comportamento nopós compra: valor no consumo ou no uso.
(KERIN, 2007)

As empresas procuram definir seus clientes pelo seu estilo de vida, uma vez que pessoas de mesma classe social, ocupação e subcultura podem ser bem diferentes. (KOTLER,2006)

Podemos definir como estilo de vida a maneira como as pessoas vivem, gastam seu tempo e seus recursos, o que consideram importante em seu ambiente e o que achamde si mesmos e do mundo que os cerca, (KERIN, 2007).

Ao analisarmos o comportamento da sociedade pós-moderna, podemos evidenciar consumidores que adotam estilos de vida não mais por tradição ou hábito, mas que transformam este estilo em um projeto de vida. Estes indivíduos tem consciência que a comunicação de sua individualidade não está mais apenas no consumo de roupas, mas no consumo de tudoque lhe diz respeito, como sua casa, seus móveis, seu carro e tudo que o permeia, ( FEATHERSTONE, 1995)

Assim, a cultura de consumo sugere que, independente de classe social e idade, todos os consumidores podem expressar suas individualidades, e que todos tem a oportunidade de aperfeiçoar o exprimir a si próprio. (FEATHERSTONE, 1995)

Desta maneira, observa-se na atualidade, um declíniodas uniformidades, seja devido às evoluções técnicas, que permitem uma abrangência maior de produtos oferecidos, seja devido a fragmentação do mercado. Assim, a cultura de consumo parece se aproximar cada vez mais da liberdade da individualidade e das diferenças, e do atendimento às necessidades de todas elas. (FEATHERSTONE, 1995)










Consumo e suas influências

Uma empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo e estilos de vida
  • Globalização
  • Consumo e estilos de vida
  • Tecnologia, consumo e estilo de vida
  • Mídia, consumo cultural e estilo de vida
  • A influência dos meios de comunicação no consumo, na identidade e nos estilos de vida
  • Estilo de vida
  • estilo de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!