Esteticista e doenças infecto contagiosas

Páginas: 21 (5248 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2013
O profissional de estética, está exposto à uma grande variedade de microorganismos, que podem ser causadores de doenças infecto-contagiosas. Essa exposição acaba sendo facilitada, devido à proximidade profissional-cliente durante o atendimento, no qual ocorre um período de contato prolongado, aumentando as chances de exposição do profissional a fluídos orgânicos, provenientes do cliente e decontato com lesões presentes na pele do mesmo. Além disso, a alta rotatividade no atendimento e a omissão ou até mesmo o desconhecimento, por parte do próprio cliente de que possui alguma doença infecto-contagiosa, podem contribuir para o contágio do profissional,, seja por meio de secreções como a saliva; fluídos como sangue; exsudatos provenientes da extração de acnes ou por meio de lesões na pele.Desta forma, o profissional pode torna-se mais vulnerável à contaminação por diversas doenças infecto-contagiosas, como: herpes, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e AIDS.

Durante a realização do procedimento, o profissional, pode se deparar com duas situações:
a) Pele sem solução de continuidade: que caracteriza uma pele hígida, sem a presença de lesões, que interrompam acontinuidade do tecido. Este tipo de pele irá oferecer menor risco de contaminação ao ser manipulada.
b) Pele com Solução de Continuidade: que caracteriza uma pele que apresenta lesões que interrompem a continuidade do tecido. Uma pele que apresenta solução de continuidade, acaba oferecendo maior risco de contaminação para o profissional, pois ao manipular este tipo de pele, pode entrar em contatocom fluídos orgânicos como sangue, ainda que em pequena quantidade, e exsudatos provenientes da extração de pústulas ou de lesões abertas. As lesões existentes nos tecidos podem ser, não somente lesões de acne, mas manifestações de alguns tipos de doenças. Algumas lesões possuem na sua superfície, ou no seu interior, o agente infeccioso, como por exemplo, as lesões do herpes simples e datuberculose.
De acordo com as Precauções Universais (CDC, 1987), sangue e certas secreções de todos os clientes, que forem atendidos dentro da estética devem ser considerados potencialmente infectantes para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), HBV (Vírus da Hepatite B) e outros patógenos, mesmo estes clientes estando aparentemente saudáveis.
O profissional deve saber que a pele e as mucosas possuemuma determinada permeabilidade, e que este fator pode influenciar o seu contágio por microorganismos, e que a chance de contágio será ainda maior, se a pele ou mucosa estiverem lesionadas
Principais Doenças Infecto-Contagiosas
São vários os fatores que podem favorecer a contaminação do profissional, por alguma doença infecto-contagiosa.
As vias de penetração por microorganismos são: via aéreassuperiores, via cutânea e via ocular.
Através das vias aéreas superiores (nariz e boca), o profissional pode inalar ou aspirar, gotículas de saliva ou secreção nasofaringeana contaminadas, que podem ser eliminadas pelo cliente, durante a fala, tosse ou espirro.
Por via cutânea, quando o profissional possui cortes ou ferimentos, e entra em contato direto com secreções ou sangue contaminados docliente ou sofre um acidente com agulha contaminada.
Por via ocular, quando secreções contaminadas, atingem a conjuntiva dos olhos. Um exemplo seria durante uma extração, quando o profissional ao realizar pressão com os dedos para extrair uma pústula, o exsudato contaminado atingisse o seu rosto e olhos.
As principais doenças infecto-contagiosas que podem representar riscos para o profissional deestética são: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e, até mesmo, a AIDS.
Herpes Simples: o herpes simples é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por um vírus denominado vírus do herpes simples (HSV), e que se divide em dois tipos: o HSV-I e o HSV. É uma doença universal, de grande poder de disseminação e, que apesar de infectar cerca de 90% da população, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças infecto contagiosas
  • Doenças infecto-contagiosas
  • Doenças infecto contagiosas
  • Doenças infecto parasitarias e infecto contagiosas
  • doenças infectos-contagiosas no idoso
  • DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS
  • Doenças Infecto Contagiosas
  • Doenças Infecto-contagiosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!