estetica

Páginas: 4 (873 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado para obtenção da nota da 2° avaliação da matéria de Teoria e Estética da Arquitetura, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal deAlagoa. O objetivo do trabalho é realizar a análise de uma residência e, através da análise, elaborar uma proposta de remodelação.
A elaboração do trabalho teve o auxílio de diversos textos ao longoda matéria, onde aprendemos o que é uma análise, e como analisar um objeto arquitetônico. Através da leitura dos textos e discussões em sala de aula percebemos que o ponto inicial da analise seriauma indagação, ou seja, precisávamos de um motivo, um objetivo para realizara análise. A partir desse princípio, elaboramos em sala de aula uma pergunta, com o auxilio da professora, o que seria o pontapé inicial que iria direcionar a análise arquitetônica.
A pergunta elaborada foi: “Como os fatores e elementos arquitetônicos influenciaram na proposta adotada pelo o arquiteto?”
O primeiro passopara responder essa pergunta foi elaborar um mapa mental, que seria como um roteiro para a análise .

O mapa mental serve não apenas para uma edificação, ele pode ser seguido em outras análises.Para isso é necessário apenas observar quais elementos arquitetônicos têm ou não influência na obra.
No presente trabalho observamos quais eram os elementos mais significativos para a análise, e apartir do primeiro mapa mental, mais abrangente, elaboramos outro, específico para essa análise.
Através dos textos também aprendemos que o trabalho de análise sempre combina elementos textuais e nãotextuais (Ruth Verde Zein), para melhor compreensão do trabalho.
O trabalho partiu da análise das plantas, cortes, fachadas e imagens do objeto. Além de analisar o objeto em si é necessário também aanálise do contexto em que está inserido.
O trabalho de análise está organizada em quatro capítulos.
No primeiro capítulo foi abordado as forças do programa e se dividiu em quatro tópicos: lugar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética
  • ESTETICA
  • estetica
  • Estetica
  • Estetica
  • estetica
  • Estética
  • Estética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!