estetica e imagem pessol

2147 palavras 9 páginas
Acne é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes, manchas e ferimento.
Índice
[esconder]
1 Manifestações clínicas
1.1 Tipos de lesões
2 Consequências da acne
3 Tratamentos
3.1 Reposição de minerais
3.2 Esfoliação da pele
3.3 Antibióticos tópicos e orais
3.4 Tratamento hormonal
3.5 Retinóides tópicos
3.6 Retinóides orais
3.7 Agentes básicos
3.8 Plantas Medicinais
3.9 Clareamento
3.10 Cicatrizes
4 Cura
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
Manifestações clínicas[editar | editar código-fonte]
A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes.
As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor freqüência, nas costas, peito, ombros e braços.
Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

Um adolescente de 16 anos com acne na bochecha.
Tipos de lesões[editar | editar código-fonte]
Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que

Relacionados

  • Arte moderna e Gráfite
    1950 palavras | 8 páginas
  • voleibol
    58954 palavras | 236 páginas