Estetetica

842 palavras 4 páginas
RODRIGO GUIMARÃES DA SILVA

PROJEÇÃO CÔNICA

UBERLANDIA
2013

A projeção cônica resulta da projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado;

Figura: Exemplos

* apresenta paralelos circulares e meridianos radiais, isto é, retas que se originam de um único ponto; * é usado principalmente para a representação de países ou regiões de latitudes intermediárias, embora possa ser utilizado para outras latitudes.

Uma projeção cônica é produzida pela transferência de pontos da superfície da
Terra para um cone, ou uma série de cones, que são, então, desenvolvidos em um plano,para formar a carta. Se o eixo do cone coincide com o eixo da Terra, como ocorre normalmente quando se usam projeções cônicas em Cartografia Náutica, os paralelos aparecem como arcos de círculos e os meridianos ou como linhas retas, ou como curvas, convergindo para o pólo mais próximo. As deformações excessivas são evitadas limitando a área representada na carta à parte do cone próxima à superfície da Terra. O paralelo ao longo do qual não há distorções é denominado paralelo padrão;As características das projeções cônicas variam, pelo uso de cones tangentes em vários paralelos, usando um cone secante ou uma série de cones.
Uma projeção cônica simples utiliza um único cone tangente à superfície da Terra. A altura do cone aumenta à medida que a Latitude do paralelo de tangência diminui. No equador a altura do cone é infinita e este torna-se um cilindro. No pólo a altura é zero e o cone transforma-se em um plano; Quando o cone é envolvido em um plano para formar uma carta, os meridianos aparecem como linhas retas convergindo para o vértice do cone. O paralelo padrão, no qual o cone é tangente à Terra, é representado por um arco de círculo cujo centro é o vértice do cone (ponto de interseção de todos os meridianos).
Os outros paralelos aparecem como círculos concêntricos, com a distância ao longo de cada meridiano entre paralelos consecutivos

Relacionados

  • DIGITA O DO TRABALHO DE ESTETICA
    1222 palavras | 5 páginas
  • Antiguidade
    2777 palavras | 12 páginas
  • Poesia Lirica
    3055 palavras | 13 páginas
  • Reflexões sobre arte e literatura comparando poesia e pintura ao longo do tempo, observando as produções literárias e artísticas a partir do século XIX
    3859 palavras | 16 páginas