Esteroides

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Faculdade União de Goyazes .







Esteroides




Setembro -2014
Trindade -GO
Faculdade União de Goyazes .
25 de Setembro de 2014 .
Aluno(a):Marcos Antonio Moreira Junior .
Professor(a): Pamela







Esteroides.


Trindade –GO
Introdução

Os esteroides compreendem diversas substâncias químicas com importante papel na fisiologia humana. São lipídios de cadeiacomplexa, onde o colesterol é substância fundamental na sua formação. Os esteroides são conhecidos desde 1935 e são responsáveis pela harmonia das funções no organismo.
Todos os esteroides apresentam em comum a estrutura química denominada Ciclo-pentano-peridro-fenantreno. Os esteróides são amplamente distribuídos nos organismos vivos e incluem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis,tais como o colesterol e a digitalina, presentes na dedaleira.
O uso dos esteróides é constante na indústria farmacêutica, onde constituem os ingredientes ativos da maioria das pílulas anticoncepcionais ministradas oralmente. Em várias especialidades, esteróides denominados de anti-inflamatórios hormonais são usados no tratamento de diversas afecções, na forma tópica (pomadas, soluções) ousistêmicas (oral, inalatório, intramuscular e intravenoso). A partir de uma de suas categorias: a cortisona que é produzida por ambos os sexos e tem efeito analgésico e antiinflamatório. São usados como anabolizantes por muitos atletas que buscam os efeitos anabólicos dos andrógenos buscam desenvolvimento de massa muscular, recuperação de lesões e outros.












Esteroides

Sãocompostos tetracíclicos (quatro anéis) de alta massa molecular. Aqueles contendo um ou mais grupos ─ OH e nenhum grupo C ═ O são chamados esteróis. O esterol mais comum é o colesterol, o qual é encontrado em gorduras animais, mas não em gorduras vegetais. Responsáveis pela harmonia das funções vitais do organismo. São compostos químicos sintéticos que imitam os efeitos anabólicos da testosterona, tendoa propriedade de ativar o metabolismo protéico, retendo o nitrogênio e aumentando a atividade do RNA. Além dos esteróides nosso organismo também possui outros hormônios tais como a insulina, o glucagon, os hormônios da tiróide e outros. Existem três categorias de esteróides:
*Estrógenos *Andrógenos *Cortisona
Estrógenos (Hormônio Feminino):
É produzido no ovário e é o responsável de produziros caracteres sexuais femininos.

Andrógenos( Hormônio Masculino):
São produzidos no testículos e são responsáveis pela produção de características sexuais masculinas. Esses dois hormônios são produzidos em ambos os sexos havendo apenas uma predominância dos estrógenos nas mulheres e andrógenos nos homens.

Cortisona:É produzida pelos dois sexos, e tem efeito analgésico eantiinflamatório. "Os esteróides anabólicos são um subgrupo de andrógenos"(Guimarães Neto). Podemos entender que existem nessas substâncias propriedades andrógenas e anabólicas em diferentes níveis, dependendo do anabolizante.
Os esteróides anabólicos são um subgrupo de andrógenos, cujo os efeitos desejáveis com a administração dos esteróides são:
Aumento da síntese protéica;
Diminuição da fadiga;Aumentar a retenção de glicogênio;
Favorecer o metabolismo dos aminoácidos
Inibir a atuação do cortisol ( hormônio catabólico), liberado pelo stress. Também torna o organismo mais suscetível à gripes e resfriados por suprimir os mecanismos imunológicos.
Promover um balanço nitrogenado positivo; Aumento da força de contratilidade muscular.
Os esteróides estão largamente difundidos em seu corpo.Quantidades muito pequenas mostram atividade biológica considerável. Pequenas variações na estrutura molecular de esteróides resultam em grandes diferenças nos seus efeitos. Os esteróides que ocorrem naturalmente incluem o colesterol, os sais biliares, e muitos hormônios, reguladores dos processos químicos.
Os esteróis, esteróides que contêm um grupo hidroxila, são os esteróides mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esteroides
  • esteroides
  • Esteroides
  • ESTEROIDES
  • esteroides
  • Esteroides
  • Esteróides
  • Esteroides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!