Esterilização cirúrgica de caninos e felinos em tupanciretã.

1929 palavras 8 páginas
ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA DE CANINOS E FELINOS EM TUPANCIRETÃ.
Graziela Fumagalli Leães 1
Gabriele Silveira Bueno 2
Karla Paz 3

RESUMO

O excesso de animais das espécies canina e felina nas cidades causa uma série de transtornos à população urbana, como transmissão de zoonoses, riscos com acidentes por mordeduras, arranhaduras, atropelamentos e, consequentemente, prejuízos para a saúde pública. Como ferramenta para amenizar esses problemas tem-se a esterilização cirúrgica que atende a legislação atual, além de propiciar bem-estar aos animais, maior longevidade, impedindo o nascimento de filhotes indesejáveis e sem condição de sobrevivência adequada.
O presente projeto tem como objetivos a esterilização cirúrgica de caninos e felinos errantes de proprietários de baixa renda no Município de Tupanciretã; a detecção e tratamento de algumas enfermidades reprodutivas, principalmente de doenças sexualmente transmissíveis dos animais (TVT) e outras patologias como doenças parasitárias, infecciosas, nutricionais e traumáticas. A técnica convencional constituirá em submeter os animais previamente examinados clinicamente ao pré-cirúrgico com relaxantes musculares e analgésicos e, posteriormente, à anestesia seguida da retirada das gônadas e anexos reprodutivos. Após o procedimento, os animais receberão antibiótico de longa duração e as recomendações pós-operatórias de rotina.
Percorrendo o período de 24 meses, estima-se a esterilização de 500 animais, entre machos e fêmeas, cães e gatos. Com isso, estima-se evitar o surgimento de ninhadas indesejadas. Serão divididos em dois grupos iguais de machos e fêmeas, pois as fêmeas têm importante papel no aparecimento de ninhadas e os machos em relação às brigas e atropelamentos. A espécie canina deve representar mais de 50% dos animais esterilizados devido o maior número destes pelas ruas, e também por estarem mais envolvidos em acidentes de mordedura e atropelamentos.
Este projeto visa contribuir para o controle

Relacionados