Esterelizaçãopor oxido de etileno

1684 palavras 7 páginas
Definição

O óxido de etileno C2H4O é um gás incolor à temperatura ambiente, é altamente inflamável. Em sua forma líquida é miscível com água, solventes orgânicos comuns, borracha e plástico.

Para que possa ser utilizado o óxido de etileno é misturado com gases inertes, que o torna não-inflamável e não-explosivo. As misturas utilizadas são:

Carboxide: 90% de dióxido de carbono e 10% de óxido de etileno;

Oxifume-12: 88% de diclorofluormetano (freon) em peso e 12% de óxido de etileno;

Oxifume-20: 80% de dióxido de carbono em peso e volume de gás e 20% de óxido de etileno;

Oxifume-30: 70% de dióxido de carbono em peso e volume de gás e 30% de óxido de etileno.

A umidade relativa é de suma importância na esterilização por óxido de etileno. Alguns enfoques são dados a esta importância da umidade na esterilização por óxido de etileno, um deles é o fato de que o aumento da umidade relativa aumenta o poder de esterilização do óxido de etileno. Outro enfoque dado a essa importância é que ocorrem reações químicas entre o óxido de etileno e unidades biológicas, essas reações são ligações covalentes e portanto não se dissociam, para isso a ionização deve ocorrer em um solvente polar; assim a água funciona nesta reação como meio de reação ou solvente.

Um outro aspecto da importância da umidade neste tipo de esterilização é o fato de que a água e o agente esterilizante promovem reciprocamente a permeabilidade através de embalagens de filme plástico, dependendo de sua característica polar ou apolar. O óxido de etileno funciona como transportador através de filmes não polares e hidrófobos; já a água favorece a passagem de óxido de etileno através de filmes polares (celofane e poliamida por exemplo).

Esterilização por óxido de etileno
É um tipo de esterilização química baseada no uso de um agente esterilizante denominado óxido de etileno. Utiliza-se na área médica há mais de 60 anos sendo o método recomendado para aqueles elementos que não podem ser

Relacionados