estequiometria

Páginas: 8 (1931 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Estequiometria
1. A massa molecular de uma substancia é a massa de uma molécula dessa substancia relativa a unidade de massa atômica.
2. O calculo teórico da massa molecular faz-se somando as massas atômicas dos átomos que formam a matéria.
3. O mol indica quantidade. Um mol de qualquer coisa possui 6,02x10^23 unidades. É utilizado em química para referir-se à matéria microscópica, já queeste número é muito grande. Pode ser usado para quantificar átomos, moléculas, íons, número de elétrons, etc.
4. O mol indica quantidade.
5. É representada pelo símbolo NA (ou L). Seu valor é de 6,02x10^23.
6. A massa molar de um elemento é numericamente igual á massa desse elemento em unidades de massa atômica; logo, sabendo a massa atômica de um elemento, sabe-se também a sua massa molecular.7. É a formula que representa a proporção mínima em quantidades de átomos.
8. por exemplo, a formula molecular da agua é H2O, o que significa que em cada molécula de agua há dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio.
9. Indica-se a massa (em graus) de cada elemento presente em 100 gramas de substancia.
10. A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Osreagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.
11. As equações iônicas são equações químicas nas quais aparecem não só átomos e moléculas, mas também Íons. Esse tipo de equação é usado especialmente para representar substancias que sofreram Ionização ou dissociação iônica em meio aquoso.
12. o balanceamento de equações químicas consiste em igualar o numero deelementos do produto com os reagentes.
13. Atualmente, o termo oxidação significa perder elétrons, não necessariamente em presença de oxigênio. (Aumento de NOX.)
14. Quando ocorre uma diminuição em seu nox, devido a um recebimento de elétrons.
15. É a espécie reagente que sofre redução (ganha de elétrons)
16. É a espécie produto que sofre oxidação (perda de elétrons)




Hidrocarbonetos efunções oxigenadas.
17. O carbono possui 4 valências formadas por diferentes hibridizações: sp3, sp2 e sp.
18. Covalente. Pois ambos os átomos de carbono apresentam a mesma eletronegatividade e não são metais.
19. Não sendo nem eletropositivo nem eletronegativo, o carbono pode ligar-se ora a elementos eletropositivos (como o hidrogênio), ora a elementos eletronegativos (como o oxigênio).
20.Elementos organógenos são os elementos químicos que podem ser encontrados em compostos orgânicos.
21. Cadeias são estruturas formadas pela união de átomos de carbono.
22. pode ser classificado da seguinte forma: *Prefixo: indica o número de átomos de carbono pertencentes a cadeia principal. 1C = met 2C = et 3C = prop 4C = but 5C = pent *Afixo ou infixo: indica o tipo de ligação entre os carbonos:todas simples = an uma dupla = en duas duplas = dien três duplas = trien uma tripla = in duas triplas = diin *Sufixo: indica a função química do composto orgânico: hidrocarboneto= no álcool= ol aldeído= al cetona= ona ácido carboxílico= óico amina= amina éter= óxi
23. Em uma cadeia os atomos de carbono pode ser classificado em: • Carbono primário - Um átomo que liga-se a um outro átomo decarbono. • Carbono secundário - Um átomo que liga-se a dois outros átomos de carbono. • Carbono terciário - Um átomo que liga-se a três outros átomos de carbono. • Carbono quaternário - Um átomo que liga-se a quatro outros átomos de carbono.
24. Uma cadeia pode ser considerada aberta quando os átomos de carbono ligam-se entre si formando as cadeias com extremos livres. E pode ser considerada fechadaquando os átomos de carbono se ligam formando um anel (ou um círculo fechado), ou que fazem ciclos podendo ser geométricos (quadrado, triangulo) ou não.
25. Normal:quando não há carbonos fora da cadeia principal. Ramificada:quando há carbonos fora a cadeia principal.
26. Saturadas: Cadeias com ligações simples. Insaturadas: Cadeias com ligações duplas, triplas ou ambas, entre carbonos.
27....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estequiometria
  • Estequiométria
  • estequiometria
  • Estequiometria
  • Estequiometria
  • Estequiometria
  • estequiometria
  • estequiometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!