Estequiometria_olimpiadas

605 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Centro De Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Química

Experimento de decomposição do papel de alumínio em ácido clorídrico. Estequiometria

Monitores: Ámison Rick Lopes da Silva
João Paulo Fidelis de Souza

Natal – RN

Procedimento e descrição do Experimento
Escolhido uma liga metálica de fácil acesso, no caso o papel de alumínio comercial. Com aplicações que todos conhecemos. Por exemplo; usado em cobertura de alimentos que precisam ser conservados e mantidos a temperaturas específicas, e a cobertura e proteção de utensílios como o fogão, para proteger de acidentes que possam prejudicar a integridade do utensílio. Estas são algumas aplicações comuns do papel de alumínio. Descrição do experimento

A figura 1 apresenta uma solução de ácido clorídrico que esta contida em um balão volumétrico,

no

nosso caso foi utilizado o balão de
100ml. 50 ml do ácido clorídrico
(HCl) com a concentração de
6mol/L.
A liga de vedação e a

bexiga tiveram mais uma importância visual, o experimento consiste da seguinte forma: temos tomado à massa de todos os elementos da figura 1. Foi colocada a amostra de papel de alumínio amassada, de massa conhecida medida em balança analítica, dentro da bexiga. Colocou-se a bexiga no topo do balão volumétrico já com ácido, ambos de massas conhecida. Logo em seguida a liga de vedação, também de massa conhecida, é usada para vedar a bexiga de forma mais fixa no topo do balão volumétrico.
É feito o movimento, mostrado na figura 2, com a finalidade de fazer a massa de papel de alumínio que esta dentro da bexiga cair no ácido para que a reação inicie.

Quando iniciada a reação, é observado o fenômeno e tudo é anotado. O processo é repetido em média de 2 a 3 vezes para que assim possa tirar as conclusões.
Com o termino do experimento, mostrado na figura 3, medimos a massa final do conjunto todo e anotamos a massa final.
Depois de feito o experimento e tudo anotado nas 3 vezes é colocado a questão;

Relacionados