Estequiomentria

262 palavras 2 páginas
Introdução: Composição Centesimal: Indica a percentagem, em massa, de cada elemento que constitui uma substância. A fórmula centesimal, em outras palavras, indica-nos a massa (em gramas) de cada elemento presente em 100 gramas de substância. A determinação experimental da fórmula centesimal de uma substância é feita por meio de reações de síntese ou de decomposição. Reação de síntese é aquela na qual uma substância é formada a partir de seus elementos. Reação de decomposição é aquela em que uma substância composta origina substâncias mais simples.

Objetivo: O experimento realizado tem como finalidade separar os componentes de uma mistura de sal e areia e determinar a composição percentual de cada componente na mistura. O processo de separação da mistura de sal e areia envolve três processos de separação de misturas: a dissolução fracionada, a filtração e a evaporação.

Procedimento Experimental: Materiais: Papel filtro; erlenmeyer, copo becker (250 ml); Bastão de vidro; Suporte universal; funil de vidro, vidro relógio.
Componentes: Areia (SiO2); SAl (NaCl), Água destilada.
Procedimento:
1. Pesou-se o papel filtro e o erlenmeyer;
2. Colocou-se a amostra de areia e sal no copo de becker;
3. Adicionou-se 30 ml de água destilada à amostra;
4. Agitou-se a mistura até a dissolução completa;
5. Filtrou-se a mistura;
6. O resíduo foi estendido no vidro relógio e posto para secar;
7. Depois de seco, pesou-se o resíduo.
8. A solução restante foi posta para ebulir até secura.
9. Pesou-se o resíduo da solução.
10. Foram observados e anotados os dados obtidos para os cálculos

Relacionados

  • Estrutura cristalina
    1431 palavras | 6 páginas