Estenose aórtica

Páginas: 19 (4572 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
Es

TRABALHO DE FISIOLOGIA

ESTENOSE AÓRTICA

ARTIGO: DEPRESSÃO NA ESCLEROSE MULTIPLA FORMA REMITENTE-RECORRENTE

ALUNO: DOUGLAS DE PADUA RODRIGUES, M2 – 2010/2

ESTENOSE AÓRTICA (EA)

A estenose da valva aórtica (ou simplesmente estenose aórtica) é uma patologia do coração definida como uma abertura incompleta da valva aórtica, gerando um gradiente pressórico sistólico entre oventrículo esquerdo (VE) e a raiz da artéria aorta. A EA ocorre em cerca de 25% dos pacientes com doença valvar cardíaca crônica; aproximadamente 80% dos pacientes adultos com EA são do sexo masculino.
A estenose aórtica em adultos pode ser causada pela calcificação degenerativa das cúspides aórticas, podendo ser de origem congênita ou secundaria a inflamação reumática. A EA degenerativa senilcalcificada (também conhecida como EA senil ou calcificada) é atualmente a causa mais comum de EA em adultos da America do Norte e Europa ocidental. Cerca de 35% dos indivíduos com mais de 65 anos de idade apresentam esclerose na valva aórtica, muitos deles com sopro sistólico de EA, mas sem obstrução, enquanto apenas 2% apresentam estenose franca. Os parâmetros ecocardiográficos que definem a escleroseaórtica são espessamento ou calcificação focal das cúspides valvares com velocidade máxima transaórtica ≤ 2,5 m/s.
A esclerose aórtica parece ser um marcador para risco elevado de episódios relacionados com coronariopatia. Ao exame histológico, as valvas frequentemente apresentam modificações semelhantes às observadas na aterosclerose e inflamações vasculares. Curiosamente os fatores de riscopara a aterosclerose, como idade, sexo masculino tabagismo, diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença renal crônica, aumento da LDL, redução da HDL e elevação da proteína C reativa, também são fatores de risco pra calcificação da valva aórtica.
A valva congenitamente afetada pode ser estenótica ao nascimento e se tornar progressivamente mais fibrótica, calcificada e estenótica. Há outroscasos em que a valva é deformada congenitamente, geralmente bicúspide [valva aórtica bicúspide (VAB)], sem apresentar estreitamento relevante do orifício aórtico durante a infância; sua arquitetura anormal torna suas cúspides susceptíveis a esforços hemodinâmicos corriqueiros, o que termina por levar ao espessamento da valva, com calcificação, rigidez acentuada e estreitamento do orifício.
A doençareumática das cúspides aórticas (ou simplesmente, estenose aórtica reumática) produz a fusão das comissuras, resultando às vezes em uma valva de aparência bicúspide. Tal condição torna as cúspides mais susceptíveis a traumatismos, levando finalmente à fibrose, calcificação e estreitamento. Quando a obstrução ao esvaziamento do ventrículo esquerdo (VE) chega a causar incapacidade grave detectávelclinicamente, a valva geralmente é massa rígida e calcificada, podendo o diagnostico etiológico do processo subjacente ser muito difícil ou até impossível mesmo com exames muito cuidadosos. A estenose aórtica reumática esta quase sempre associada a problemas na valva mitral e à insuficiência aórtica (IA).
Além da EA valvar, três outras lesões podem ser responsáveis pela obstrução do trato desaída do ventrículo esquerdo: miocardiopatia hipertrófica obstrutiva, EA subvalvar congênita discreta e EA supravalvar. É possível diferenciar as causas da obstrução do trato de saída do VE com base no exame cardiológico e nos achados obtidos com o ecocardiograma com Doppler.

Figura 01 – Valva aórtica bicúspide normal, insuficiente e estenótica (com calcificação).

Figura 02 – Valva AórticaEstenótica.

FISIOPATOLOGIA

A obstrução do fluxo de saída do VE produz um gradiente de pressão sistólica entre o VE e a aorta. Quando uma obstrução intensa é produzida experimentalmente, o VE responde com dilatação e redução do volume sistólico. Entretanto, em alguns pacientes a obstrução pode estar presente ao nascimento e/ou aumentar gradualmente ao longo de muitos anos, sendo o debito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estenose Aortica
  • TE e Estenose aortica final
  • estenose
  • Estenose
  • Valvopatias aórticas
  • Dissecção aórtica
  • ESTENOSE MITRAL
  • estenose pilorica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!