esteelização

888 palavras 4 páginas
Técnicas de Esterilização e Desinfecção

Esterilização Em Microbiologia é importante a esterilização de meios, soluções e material
De vidro ou metal que se utiliza. Uma das formas de esterilização opte
Através do uso da Autoclave, para grandes quantidades de meios, ou de
Uma panela de pressão, para pequenas quantidades de meios. Um produto
É microbiologicamente estéril quando não contem nenhuma forma de
Microrganismo vivo. A assepsia é extremamente importante na microbiologia. Entende-se por assepsia todas as condições, gestos e atitudes tendente a manter o estado de ausência de microrganismos contaminantes no meio em que atua.

Alguns instrumentos de dissecção como tesouras, pinças podem ser esterilizadas mergulhando em 70% de álcool (70 ml de etanol absoluto e 30 ml de água destilada).
O material contaminado, por exemplo: as ansas que tocaram em cultura de bactérias, devem ser desconta minados através da chama de um bico de bunsen, aparelho igualmente necessário num laboratório de microbiologia.
As bocas de tubos contendo cultura de bactérias, as bocas de frascos de vidro contendo os meios de cultura, devem sempre que destapados ser chamuscados á chama do Bunsen.

Meios contaminados com as culturas de bactérias, devem ser descontaminados por autoclavagem, em seguida despejados em sacos plásticos fortes. Placas de petri de plástico com culturas, bem como outro material de plástico utilizado, devem ser colocados em sacos de plástico e enviados para incineração. O material de vidro contaminado por sua vez após autoclavagem deve ser lavado com lexivia e detergente, passado por água destilada e seco na estufa de secagem.

As pipetas de vidro utilizadas no laboratório deverão ser imersas numa proveta de plástico grande contendo lexivia ou outro liquido desinfectante, e posteriormente lavadas e autoclavadas. As bancadas devem ser esterilizadas passando um líquido desinfectante, e idealmente o

Relacionados